Ter um colaborador que já conhece toda a cultura da empresa e está adaptado aos processos pode facilitar muito o trabalho do RH. Porém, o que muitas empresas não percebem é que em algumas situações o recrutamento interno pode ser a escolha errada.

No artigo de hoje vamos explicar o motivo e mostrar o que você deve analisar para não cometer esse erro. Continue a leitura para descobrir!

Por que dizer não ao recrutamento interno?

Antes de qualquer coisa, precisamos ressaltar que existe a diferença entre promover e recrutar internamente um profissional. A promoção vem como um mérito dele e seguindo um plano de carreira, enquanto o recrutamento, normalmente, direciona para uma outra função ou outra área, então é importante ter essa diferenciação em mente para não fazer escolhas erradas e não prejudicar algum trabalhador.

O recrutamento interno, como falamos no início, pode parecer que traz mais economia de tempo e de recursos. Em um curto período, podem vir esses benefícios, mas durante o processo, poderá se deparar com alguns problemas:

Por que dizer sim ao recrutamento externo?

Ao contrário de tudo que você viu acima, quando é feito um recrutamento externo podem haver esses ganhos:

O que seria melhor: investir em muitos treinamentos para tornar alguém que já é colaborador capacitado para uma função, ou contratar alguém que já está pronto, precisando apenas conhecer a cultura e os processos da empresa?

Isso quer dizer que o recrutamento interno nunca deverá ser feito?

Não! Se você analisar todos esses pontos e ver que existe um colaborador dentro da empresa que poderá gerar os mesmos resultados do que um novo contratado, o recrutamento interno será sim vantajoso. Porém, para que isso aconteça, você precisa do auxílio de um especialista que consiga enxergar, dentro da sua equipe, um profissional que esteja sempre se atualizando, se desenvolvendo e que tenha o conhecimento necessário para exercer a nova função sem que isso gere muitos custos e gastos de tempo da empresa. 

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de escolher cada tipo de recrutamento, precisa lembrar que, independente da escolha, o ideal é ter nesse processo uma equipe qualificada para te ajudar a encontrar esse novo talento.

Aqui na Paola Salgado Gestão de Carreira estamos há 10 anos fazendo um recrutamento especializado, tanto interno como externo, auxiliando os gestores e os RHs a encontrarem a pessoa certa. Clique aqui para conhecer mais sobre nós! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *