VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA SUA EMPREGABILIDADE!

Sabemos que estamos enfrentando uma das maiores crises mundiais e que estamos apenas no início dela. O impacto na economia, a instabilidade do mercado e o aumento do desemprego serão inevitáveis. E é justamente neste momento que você PRECISA cuidar da sua EMPREGABILIDADE.

Mas, o que é empregabilidade afinal? Vamos lá!

O QUE É A EMPREGABILIDADE

Empregabilidade é a capacidade de ser empregável, interessante para o mercado, empresa ou cliente. Ou seja, é o que te torna apto para alguma oportunidade (seus conhecimentos, experiências, resultados obtidos; aquilo que você sabe fazer; o problema que você resolve.), é a sua carreira.

Para os profissionais que estão disponíveis no mercado, cuidar da empregabilidade precisa ser um hábito, a fim de se manter atualizado em sua área de atuação ou interesse, ficando atento às novas formas de trabalho e às necessidades do mundo corporativo.

Nós sabemos que antes já não estava fácil a busca por uma recolocação profissional e que agora, com a pandemia, a situação ficou ainda mais complicada.

É nítida a queda na oferta de oportunidades de trabalho. Porém, muitas empresas continuam realizando processos seletivos. Principalmente aquelas que se enquadram nos “serviços essenciais” para a manutenção da vida em sociedade como é o caso da área da saúde, alimentação, transporte, agronegócio, farmácias, supermercados e etc.

Então, CALMA. Vai dar tudo certo!

Para tanto, é necessário algumas atitudes para facilitar a sua recolocação profissional em tempos de crise.

ATITUDES PARA FACILITAR A SUA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL 

  1. CURRÍCULO: Analise o seu currículo com calma, faça correções e adaptações necessárias. Mantenha o seu currículo atualizado principalmente em sites de emprego e nas páginas de empresas contratantes (Currículos recém atualizados tendem a aparecer primeiro para os recrutadores).
  2. LINKEDIN: O Linkedin é uma vitrine não só para as empresas, mas principalmente para os profissionais. Se cadastre ou atualize o seu LinkedIn, faça conexões estratégicas com profissionais que você admira, siga empresas que te geram interesse, compartilhe conteúdos relevantes e faça comentários pertinentes. Lembre-se que se trata de uma rede profissional, então, assuntos fora do contexto trabalho não devem ser divulgados.
  3. CAPACITAÇÃO: Aproveite o tempo extra para estudar, fazer cursos, participar de treinamentos, palestras e outras formas de se manter atualizado no mercado de trabalho. Na internet, existem inúmeras páginas de cursos online (pagos e gratuitos) que oferecem aulas de capacitação e qualificação.
  4. CONSTÂNCIA: Mantenha a constância das suas ações em busca de recolocação profissional, ou seja, continue pesquisando e se candidatando para as vagas com o seu perfil e mantenha contato com pessoas que possam te ajudar neste processo.
  5. FLEXIBILIDADE: Talvez, o cargo que você procura esteja em carência no mercado de trabalho. Avalie as suas competências e tente identificar como elas podem te ajudar no desempenho de novas atividades. Esteja aberto a trabalhar em outras áreas, a conhecer outras perspectivas de atuação mesmo que seja apenas neste período de crise, e quem sabe, possa alcançar melhores resultados com base nas competências desenvolvidas neste período.

 

A IMPORTÂNCIA DA EMPREGABILIDADE PARA QUEM ESTÁ TRABALHANDO

Já para quem está trabalhando, manter a empregabilidade em alta é fundamental, afinal, entender o cenário, a realidade da empresa na qual está inserido e o seu papel enquanto profissional pode salvar o seu emprego ou garantir uma recolocação mais rápida. 

ESTOU EMPREGADO, PORQUE INSISTEM QUE PRECISO PREOCUPAR COM MINHA EMPREGABILIDADE?

Bom, temos apenas uma resposta à você: CUIDADO! Se você só se preocupou com sua empregabilidade quando estava fora do mercado, talvez sua CARREIRA não tem sido tão bem gerenciada como acredita.

A Empregabilidade é diretamente relacionada ao VALOR PROFISSIONAL que você tem junto ao mercado portanto, ela precisa ser cuidado ao longo de toda sua carreira profissional. 

Lembre-se que são suas atitudes profissionais hoje, que irão decidir o seu futuro profissional.

E ai, depois de ler tudo isso, ainda acha que não precisa se preocupar? Esperemos que sua resposta seja NÃO então, por isso, vamos te dar algumas dicas para se manter atrativo à sua empresa atual e ao mercado externo.

DICAS PARA SE MANTER ATRATIVO AO MERCADO

1. Entenda a realidade da sua empresa neste momento. Compreenda qual está sendo sua estratégia para sobreviver a esta crise. Diante disso, compreenda quais habilidades ela precisa que seus colaboradores tenham para ajudá-la e ai, compreenda como você pode realmente ajudar a partir de quem você é;

2. QUESTIONE… para você poder entregar o que a sua empresa precisa neste momento, você precisa fazer as perguntas certas às pessoas certas;

3. SE ADAPTE. Talvez o que você faz na empresa hoje não seja tão necessário para este momento, mas você pode ser tornar ESSENCIAL à ela. Como? Se adaptando à novas funções, acumulando funções enfim, sendo FLEXÍVEL;

4.  MOSTRE-SE DISPONÍVEL. Não adianta nada você falar que quer ajudar sua empresa se não conseguir mostrar isso em ATITUDES correto?

5. SEJA AUTORESPONSÁVEL. Entenda que o problema não é só dos donos da empresa, mas também seu, você faz parte do negócio e conta com o sucesso da empresa tanto quanto eles! Além disso, esse comportamento demonstra ao mercado que você tem maturidade profissional, um requisito diferencial  procurado hoje pelas empresas.

Portanto, mais do que nunca, vista a camisa da sua empresa.

 

A sua empregabilidade independe da crise e do seu status profissional atual (trabalhando, em busca de recolocação ou empreendendo).  É nesta fase complicada que a atenção com a sua empregabilidade precisa estar em evidência. Por mais difícil que seja, a crise nos proporciona grandes oportunidades de aprendizado e mudanças de comportamento. Se a realidade aponta o aumento do desemprego, a estagnação do mercado e a instabilidade financeira, o que VOCÊ PODE FAZER para minimizar suas perdas diante deste cenário? Se especializar? Montar um negócio? Prestar algum tipo de serviço? Tentar uma nova profissão? Vender? 

Sim! Há possibilidades. Sempre há possibilidades de acordo com a sua realidade. Porém, é preciso QUERER, assumir as rédeas da sua carreira e pensar em alternativas para que você possa enfrentar a crise com mais tranquilidade.

O fato é que a crise vai passar e você tem pelo menos duas opções: 1) Ficar parado esperando que um milagre aconteça e resolva os seus problemas profissionais ou, 2) Analisar o cenário, as suas competências e possibilidades para criar novas estratégias de atuação profissional.

Lembre-se: DECISÕES têm consequências. INDECISÕES mais ainda.

A escolha é sua.

Paola Salgado e Cíntia Félix

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.