Técnicas de seleção de candidatos: quais são?

Diante dos principais desafios no recrutamento e na seleção de pessoas, os profissionais de RH têm buscado por inovações que aperfeiçoem os processos e melhorem a assertividade na contratação de pessoal.

Uma das estratégias de melhoria é a utilização das técnicas de seleção de candidatos que contribuem tanto para a atração quanto para a contratação de profissionais alinhados aos objetivos da empresa.

Quer conhecer quais são essas técnicas e como aplicá-las no planejamento de R&S? Este post tem a missão de ajudá-lo, apresentando algumas delas. Acompanhe até o fim!

Testes de habilidades

Há candidatos que despertam um feeling no recrutador pelo relato de suas experiências e formações, parecendo se tratar do perfil adequado para aquela posição. No entanto, pode haver um gap entre o que ele diz saber e suas verdadeiras habilidades.

Por isso, uma das melhores maneiras de descobrir a aptidão do profissional com as atividades do cargo é a aplicação de testes práticos, com foco nas principais competências e habilidades que o gestor definir.

Informe antecipadamente aos interessados que eles precisarão de um tempo extra durante o processo, para a aplicação de alguns testes. Essa técnica é excelente para a empresa e para o próprio candidato, que pode descobrir o quão próxima dos seus objetivos é aquela oportunidade.

Analise do fit cultural

Definir o perfil ideal de candidato jamais pode se limitar à sua bagagem curricular. Afinal, o fato de ele ter sido um excelente profissional em uma determinada empresa não o qualifica a trabalhar em qualquer outra.

Uma maneira de descobrir a sintonia da pessoa com os objetivos da corporação é aplicando testes construídos com base na cultura da empresa. Esses testes permitem descobrir se o propósito de vida e de carreira dele está próximo com os costumes da corporação.

É importante deixar claro que as experiências, formação, habilidades e competências continuam pesando, e muito, na contratação. O que queremos frisar é que elas por si só não podem decidir se o desempenho do candidato atingirá as expectativas da empresa.

Treinamentos de adaptação

Quando a empresa possuir estrutura que a permita, uma técnica de recrutamento bastante acertada é a realização de treinamentos com os candidatos dentro da própria empresa.

A ideia é que, na fase de decisão, os finalistas passem um período junto aos futuros gestores, a fim de vivenciar a rotina de trabalho ou até mesmo contribuir com ideias de soluções para os problemas.

Assim, enquanto observa o comportamento da turma, o recrutador e o gestor da área avaliam detalhes que as entrevistas não revelaram sobre as habilidades do candidato e a facilidade de adaptação ao ambiente.

Construção de uma rede online de talentos

Muitas vezes, o departamento de recrutamento e seleção recebe uma solicitação de contratação de grande urgência e pode encontrar dificuldades em localizar o candidato adequado para aquele posto.

A construção de um banco de talentos funciona como uma fonte, de onde podem surgir os melhores perfis, uma vez que as informações sobre cada um deles estarão a fácil acesso dos recrutadores, acelerando o processo.

 Por meio de estratégias de relacionamento e produção de conteúdos atrativos a estudantes e profissionais em busca de trabalho, é possível construir esse banco de talentos e melhorar o desempenho das futuras contratações.

Para desempenhar um bom trabalho na área de RH, o profissional precisa estar aberto às inovações tanto de processos quanto das técnicas de seleção de candidatos.

Se você busca assertividade na contratação de profissionais para a sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossas soluções em recrutamento e seleção de pessoas, treinamentos e consultorias. Descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer.

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.