Saiba como contratar um bom líder para a sua empresa

Sabemos que, em meio à atual concorrência do mercado, reter e encontrar talentos para a sua empresa é uma tarefa que exige muito planejamento estratégico. O processo deve ser cauteloso para o recrutamento e a seleção em todas as áreas.

Nesse momento, saber como contratar um bom líder é um aspecto fundamental para que sua empresa alcance o sucesso dentro do prazo esperado.

Afinal, um líder é o principal responsável por pensar estrategicamente, delegando as tarefas, coordenando a equipe e acompanhando os resultados. Então, encontrar a pessoa ideal para a sua empresa é fundamental para o negócio crescer.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como contratar um bom líder para a sua organização. Confira as dicas!

Defina as características principais do líder

A primeira dica é traçar um perfil de liderança para saber como conduzir os próximos passos. Para isso, alinhe os objetivos da empresa com as características necessárias para o cargo. Essa fase é importante, porque existem diversos tipos de líderes:

  • autoritário;
  • carismático;
  • especialista;
  • democrático;
  • liberal;
  • motivador.

Cada um deles possui características definidas e diferentes. De nada vai adiantar você contratar um líder autoritário em um setor que precisa de um motivador, por exemplo. Portanto, trace o perfil do candidato ideal para saber o que é necessário procurar quando chegar o momento das entrevistas. 

Avalie competências e habilidades

Depois de traçar o perfil esperado, é preciso definir competências e habilidades. Assim, quando você chegar nas fases de entrevista com Recursos Humanos e com gestores, já saberá exatamente quais são as qualificações necessárias para o cargo de gestão, como: 

  • saber motivar as pessoas em busca de resultados;
  • promover uma comunicação de mão dupla;
  • ser um bom estrategista;
  • saber delegar tarefas;
  • ter disponibilidade para ouvir e orientar.

Realize dinâmicas de grupo

Após selecionar os principais candidatos para a vaga, promova uma entrevista em grupo para analisar individualmente qual é o comportamento dos profissionais. As dinâmicas de grupo são essenciais para que você conheça melhor cada candidato e consiga identificar quem está apto (ou não) para a vaga.

Nessa fase, é essencial contar com a ajuda de um(a) psicólogo(a) especialista em recrutamento e seleção, para que essa pessoa possa elaborar as melhores dinâmicas a serem aplicadas, de acordo com o perfil desejado e os objetivos da empresa.

Contrate uma empresa especializada

É claro que é possível realizar todos os passos para contratar um bom líder para a sua  organização utilizando a sua equipe interna. Mas encontrar uma empresa especializada potencializa todos os processos.

Negócios focados em recrutamento e seleção são essenciais para que você possa contar com uma gestão de processos eficiente e, assim, encontrar funcionários qualificados para a sua organização.

Chamar o líder ideal para o time é fundamental para que a empresa tenha sucesso em todos os seus processos, já que ele é o principal responsável por pensar estrategicamente e fazer com que a equipe alcance os resultados esperados.

Você gostou do nosso conteúdo sobre como contratar um bom líder? Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção? Entre em contato com a Paola Salgado Gestão de Carreira para saber como podemos ajudar você a encontrar o melhor talento para a sua empresa!

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