Saiba como contratar um bom líder para a sua empresa

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Sabemos que, em meio à atual concorrência do mercado, reter e encontrar talentos para a sua empresa é uma tarefa que exige muito planejamento estratégico, principalmente quando se trata de líderes. Nesse momento, saber como contratar um bom líder é um aspecto fundamental para que sua organização alcance o sucesso dentro do prazo esperado.

Afinal, um líder é o principal responsável por pensar estrategicamente, delegando as tarefas, coordenando a equipe e acompanhando os resultados. Por esse motivo, encontrá-lo é fundamental para ajudar no crescimento do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como contratar um bom líder para a sua organização. Confira as dicas!

Defina os deveres e qualificações do trabalho

É muito importante definir os deveres e as qualificações que são pertinentes à vaga disponível.

Primeiramente, para se tornar um bom líder, é necessário ter uma ótima compreensão do trabalho e do que é necessário para ser bem-sucedido. Se o profissional não tiver uma experiência significativa, erros bobos serão cometidos, e o julgamento do líder será questionado pelos seus subordinados.

Por esse motivo, é essencial definir os deveres e as qualificações de que sua empresa precisa, para, assim, absorver e executar o trabalho com sucesso.

Como exemplo, podemos citar um gerente de vendas que deve ter alguns anos de experiência com vendas e técnicas com clientes. Lembre-se sempre de que uma equipe de vendas não seguirá um gerente que tenha menos experiência do que os outros membros.

Assim, o responsável pela seleção deve definir todas as qualificações que o candidato à vaga precisa ter para liderar as suas equipes de trabalho. Após compreender o tipo de líder que você está procurando, especifique essas aptidões no anúncio de emprego.

Seja bem específico na hora de escrever o anúncio, assim, será mais provável que os profissionais certos se candidatem à vaga. E o que é mais importante: você terá menos candidatos sem o perfil participando do processo seletivo.

​Conheça sua cultura e quem se encaixará nela

É imprescindível conhecer bem a cultura da empresa para que seja possível avaliar se um potencial novo funcionário vai realmente se encaixar nela. A cultura corporativa engloba, entre outras coisas, crenças, valores, hábitos e normas. Por meio das características e da personalidade do candidato, será possível determinar se há, ou não, compatibilidade.

Para saber qual candidato terá chance de prosperar em sua empresa, o responsável pela seleção deve se fazer as seguintes perguntas:

  • a empresa é daquele tipo mais despojado ou sério?
  • há incentivo ao desenvolvimento profissional?
  • a organização é do tipo focada ou mais relaxada?
  • a criatividade e as novas ideias de todos os funcionários são estimuladas?

Defina as características principais do líder

A primeira dica é traçar um perfil de liderança para saber como conduzir os próximos passos. Para isso, alinhe os objetivos da empresa com as características necessárias para o cargo. Essa fase é importante!

Cada um deles tem características definidas e diferentes. De nada vai adiantar contratar um líder autoritário em um setor que precisa de um profissional motivador, por exemplo. Portanto, trace o perfil do candidato ideal para saber o que é necessário procurar quando chegar o momento das entrevistas. 

Analise as competências e habilidades

Depois de traçar o perfil esperado, é preciso definir competências e habilidades do líder que deseja para sua empresa. Assim, quando você chegar à fase da entrevista com o departamento de Recursos Humanos e com os gestores, já saberá exatamente quais são as qualificações necessárias para o cargo de gestão, como: 

  • saber motivar as pessoas em busca de resultados;
  • promover uma comunicação de mão dupla;
  • ser um bom estrategista;
  • saber delegar tarefas;
  • ter disponibilidade para ouvir e orientar.

Avalie os pontos fortes e a habilidade de comunicação

Ao entrevistar um candidato, faça algumas perguntas que o ajudem a determinar se ele seria um forte líder, como:

  • “dê exemplos das suas habilidades de liderança e de suas conquistas com as equipes com as quais trabalhou”;
  • “já foi responsável por algum treinamento? Como foi essa experiência?”;
  • “conte sua experiência aconselhando e treinando seus subordinados”;
  • “como você motiva a criatividade e a produção dos seus liderados?”.

Assim, ele será capaz de expressar-se claramente para fornecer orientação para os seus subordinados, diminuindo as chances de falhas na comunicação, que possam gerar prejuízos para seu negócio.

Um líder de sucesso deve ser capaz de se comunicar bem com todos os outros colaboradores e em todos os tipos de mídias, por isso, é essencial avaliar suas habilidades de comunicação durante todo o processo de seleção. Peça a ele para descrever o seu estilo de gestão. Dessa forma, você poderá determinar se ele é compatível com as reais necessidades da equipe com a qual trabalhará.

Não se apresse na escolha, seja paciente! A contratação de um bom líder para sua empresa pode levar algum tempo. Bons gestores são mais difíceis de encontrar, porque são várias aptidões em um único profissional, a fim de levar uma equipe ao sucesso. Você corre o risco de contratar a pessoa errada, caso tome a decisão muito rapidamente, e isso pode gerar prejuízos para seu negócio. 

Durante a entrevista, avalie os pontos fortes e fracos do candidato. Faça várias perguntas, para que seja viável avaliar se ele realmente se encaixa na vaga de líder da sua empresa. Se as respostas do profissional o fizerem acreditar que ele é um forte candidato, você pode ter encontrado um bom diretor para sua organização. 

Avalie também a habilidade de comunicação do candidato, pois um bom líder deve ter essas habilidades bem desenvolvidas para ajudar no aperfeiçoamento da sua equipe.

Realize dinâmicas de grupo

Uma excelente maneira de desenvolver a liderança de futuros gestores é por meio de dinâmicas motivacionais. Afinal de contas, ser líder é mais do que exercer um cargo, é uma questão de comportamento.

Essas dinâmicas de desenvolvimento de liderança desenvolvem algumas práticas, como: trabalho em equipe, capacidade de tomar decisões assertivas, proatividade, inteligência emocional, busca de soluções e inovações, entre outros elementos que atingem positivamente os resultados e o crescimento profissional, independentemente da área de atuação.

Contrate uma empresa especializada

É claro que é possível realizar todos os passos para contratar um bom líder para a sua organização utilizando a sua equipe interna. No entanto, encontrar uma empresa especializada potencializa todos os processos.

Negócios focados em recrutamento e seleção são essenciais para que você possa contar com uma gestão de processos eficiente e, assim, encontrar funcionários qualificados para a sua organização.

Chamar o líder ideal para o time é fundamental para que a empresa tenha sucesso em todas as suas ações, já que ele é o principal responsável por pensar estrategicamente e fazer com que a equipe alcance os resultados esperados.

Você gostou do nosso conteúdo sobre como contratar um bom líder? Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção? Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a encontrar o melhor talento para a sua empresa! Vamos lá!

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