Um paralelo entre recrutamento inteligente e convencional

Com o objetivo de realizar uma seleção de candidatos mais prática e dinâmica, o departamento de Recursos Humanos possui como ferramenta o recrutamento inteligente, que faz uma escolha mais meticulosa dos profissionais, capaz de encontrar candidatos que atendam às necessidades da empresa e que possuam as competências necessárias para gerar um desenvolvimento de sucesso na empresa. Uma vantagem do recrutamento inteligente é o uso de tecnologia e poder realizar seleções de candidatos através de chamadas de vídeo, gerando otimização de tempo para a empresa. Outra vantagem do recrutamento inteligente, é que os currículos podem ser enviados para a empresa apenas por e-mail, não precisando ser impresso, sendo um ponto positivo para o meio ambiente, gerando redução de consumo de papel, e também é uma vantagem para a empresa, que não precisa ocupar espaço físico com a quantidade de currículos que recebe.

 

recrutamento inteligente é uma ferramenta que faz uso de diversas tecnologias para ir, com maior precisão, de encontro ao profissional que tenha qualidades em comum com o que a empresa ou companhia procura, o que varia com o passar do tempo, pois as empresas mudam seus objetivos e valores e os candidatos querem cada vez mais estar aptos para o cargo. Por isso, essa forma de localização dos profissionais adequados está se tornando tendência no mercado de trabalho, auxiliando os funcionários do departamento de Recursos Humanos, o que gera maior rendimento da empresa. Com essa variação nos objetivos e valores das empresas, é necessário
que sejam aplicadas diferentes dinâmicas de seleção de candidatos, para que o profissional veja que a empresa possui interesse em realizar um processo diferente dos convencionais e se empenhe cada vez mais na conquista da vaga ofertada.

 

Por realizar uma seleção de dados mais apurada, a chance de erro na escolha do candidato é menor, para isso, é importante fazer uso de todas as ferramentas digitais disponíveis. Como o objetivo do recrutamento inteligente é otimizar os processos de contratação, já na etapa de divulgação das vagas é preciso que a escolha da plataforma de divulgação seja adequada, pois deve ser escolhida uma plataforma de confiança e de ampla visualização.

 

Para que haja o encontro ideal entre profissional e empresa, é preciso que esteja claro o que ambas partes visam para seu presente e futuro e seus respectivos valores. Sendo assim, o profissional precisa ter clareza do que procura em seu ambiente de trabalho e como pode contribuir para esse mesmo ambiente, e a empresa deve transparecer o modelo de profissional que procura, para que o profissional saiba se está tomando a atitude correta ao se candidatar para determinada vaga.

 

Para facilitar o processo de seleção, é possível realizar uma análise do perfil do candidato de forma minuciosa fazendo uso das ferramentas do recrutamento inteligente. Além disso, é possível divulgar a vaga e configurar para que a plataforma de divulgação vá de encontro ao público-alvo para o cargo através de sites de recrutamento e redes sociais de candidatos. Além dessas formas de otimização do tempo de trabalho dos profissionais de Recursos Humanos, ainda é possível realizar a análise dos currículos de forma digital, evitando a impressão de folhas de papel e emissão de poluentes na natureza. O tempo que o departamento de Recursos Humanos leva para abrir, imprimir e ler o currículo do candidato poderia ser convertido em outras etapas do processo que demandam agilidade, atenção e cautela. Inclusive a construção de banco de dados se torna mais prática, pois sempre que houve uma alteração no currículo do candidato, ele mesmo pode acessar o banco de dados e fazer as mudanças necessárias. A etapa da seleção que mais demanda tempo e dedicação é a entrevista presencial, mas com o recrutamento inteligente, a entrevista pode ser realizada por chamada de vídeo em aplicativos como Skype e Zoom, o que não exige reserva de sala e economiza os recursos da empresa. Além disso, quanto mais rápido e transparente for o processo, mais interessado na vaga ofertada o candidato se torna.

 

Em um paralelo entre recrutamento tradicional e inteligente, pode-se perceber que a maior diferença entre esses dois modos de seleção de candidatos é na otimização do processo em que é reduzido o tempo do recrutador, pois a inteligência artificial realiza essa demanda, e com isso, o recrutador utiliza o tempo para avaliar os candidatos em questões culturais, comportamentais, pessoais, profissionais, entre outras. Mesmo com o recrutamento inteligente, é indispensável a presença de um profissional do departamento de Recursos Humanos, para que possa captar as características do candidato, além de fazer perguntas que possam fazer com que esse exponha um pouco mais de si.

 

recrutamento-inteligente

  

O recrutamento inteligente está se tornando uma tendência entre os processos seletivos devido a quantidade de benefícios que possui. Somente o fato de selecionar, através da configuração da plataforma, a busca por candidatos com as características que a empresa busca, já facilita bastante o trabalho dos profissionais do setor de Recursos Humanos, além de a chance de erro ser menor. Com o recrutamento inteligente, as seleções são mais racionais, não permitindo
que fatores externos influenciem nas escolhas dos recrutadores, já na seleção feita através de recrutamento tradicional pode ocorrer de um recrutador pode aceitar um candidato que outro recrutador não aceitaria.

 

Desse modo, fica perceptível que o recrutamento inteligente tem muito a agregar no mercado de trabalho, sendo uma ótima ferramenta de trabalho para o departamento de Recursos Humanos. O recrutamento artificial mostra estar bem próximo das seleções pessoais, apresentando equilíbrio, agilidade, através do contato com candidatos que condizem com os valores da empresa. 

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.