Ter uma boa equipe de trabalho é sem dúvida um grande diferencial competitivo. Afinal de contas, ter os colaboradores certos ajuda a aumentar a produtividade e os resultados, fazendo com que a sua empresa tenha mais sucesso perante aos concorrentes. Para ter a equipe ideal, você pode começar capacitando os profissionais que já estão dentro do negócio com cursos e treinamentos, e/ou recrutar diferentes talentos para fazerem parte da empresa. Com o intuito de te ajudar a fazer um processo de recrutamento e seleção de sucesso, e encontrar o colaborador ideal, preparamos 4 dicas especiais. Continue a leitura para conferir! 

Por que contratar novos profissionais? 

Lembre-se sempre que as pessoas devem ser o ativo mais importante dentro da sua empresa, porque é a partir delas que a organização caminha e se desenvolve. Quando o seu negócio investe em novos colaboradores, é possível levar mais ideias criativas para dentro dele, ajudando a alcançar as metas e tornar o ambiente melhor para trabalho.

Quando se investe em um processo de recrutamento e seleção de sucesso, além dessa melhora no desenvolvimento, você também se beneficia com o aumento da produtividade, já que terá profissionais mais qualificados para aquela vaga e que irão se engajar mais com a equipe e com a cultura da empresa.

Até alguns anos atrás, as empresas se destacavam por investimentos que faziam em tecnologia e nos diferenciais que tinham em seus produtos, por exemplo. Hoje, fica claro para os empreendedores que, para o negócio prosperar, você também deve ter o melhor time. Fazer um processo de recrutamento e seleção de sucesso é uma das chaves para isso, desde que seja realizado com alguns cuidados especiais. Veja abaixo as dicas que preparamos para você!

Como fazer um recrutamento e seleção de sucesso 

Quando feito da maneira certa, o processo de recrutamento e seleção de sucesso pode trazer todos esses benefícios que contamos acima para você e muito mais. Porém, quando não são respeitados alguns critérios muito importantes, você pode acabar tendo problemas na contratação e custos acima do que foi planejado. Se a sua empresa busca um profissional que realmente irá contribuir com a organização, não pode se esquecer disso:

1 – Defina bem o cargo e o perfil buscado

Algumas empresas não definem corretamente quais devem ser as funções do colaborador dentro da empresa, o que faz com que o cargo seja nomeado de forma errada, tornando a divulgação da vaga ineficiente. Clique aqui para entender mais sobre as novas nomenclaturas para as vagas de emprego e comece a resolver esse problema!

Para garantir que sejam encontrados os profissionais certos, não deixe de definir também o perfil do candidato. Quais características pessoais e profissionais estão sendo esperadas dele? Qual nível de conhecimento técnico ele deve ter para trabalhar naquela área? As habilidades, competências e experiências são detalhes muito importantes que fazem toda a diferença na hora de selecionar quem será escolhido para preencher o cargo.

2 – Detalhe claramente a vaga

Se deparar com algo que você não esperava na entrevista com a empresa, pode ser uma experiência ruim para os candidatos. Por isso, é preciso detalhar de forma bem clara quais serão suas funções e tudo que se espera dele para que ele possa, a partir disso, perceber se é um local onde ele se identifica culturalmente e se sentirá bem trabalhando.

Liste também qual deve ser o nível educacional, o que o colaborador deverá realizar, as condições mínimas para contratação, as habilidades esperadas e apresente a sua empresa. Isso pode ajudar no processo de identificação e contribuir com a atração do candidato.

recrutamento-de-sucesso

3 – Invista em um recrutamento de sucesso e humanizado

Fazer tanto a seleção quanto o recrutamento mais humanizados permite que você consiga observar melhor o candidato e algumas características como habilidades em trabalhar em equipe, sua proatividade e informações sobre a personalidade.

Com uma entrevista de emprego mais humana, por exemplo, o processo de recrutamento e seleção de sucesso deixa de ser um momento de tensão e passa a ser mais leve e claro, sem parecer um interrogatório. Aproveite esse momento para conversar mais sobre as experiências anteriores dos candidatos, realizar testes de dinâmicas, falar mais sobre a própria empresa e perceber o quanto ele se identifica com ela. 

4 – Dê feedback para os candidatos

Isso faz parte na hora de trabalhar sua marca como uma boa empregadora. Sendo aprovados ou não, os profissionais devem receber um feedback para não serem desapontados e porque estarão a todo o momento, desde o final da entrevista, aguardando um contato seu.

É importante ressaltar que, para que todo o processo seja efetivo, você deve contar com profissionais especializados em recrutamento e seleção, que irão conduzir da forma certa o recrutamento. Aqui na Paola Salgado estamos há mais de 10 anos unindo empresas e grandes profissionais. Entre em contato e nos deixe ajudá-lo!

Gostou das nossas dicas para fazer um processo de recrutamento e seleção de sucesso? Tem mais esperando por você! Clique aqui para conhecer 10 tipos de entrevistas para melhorar seu processo de contratação. 

Uma resposta

  1. Que conteúdo incrível! Rico em detalhes e extremamente
    envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    material apresentado, é inspirador e esclarecedor. Este post
    é uma verdadeira fonte de conhecimento e merece
    destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *