Quais são os processos para a seleção de grandes CEOs? Entenda mais!

Contratar pessoas qualificadas para gerenciar uma equipe inteira é um grande desafio paras as empresas, pois a capacidade de comandar do CEO se reflete no bom desempenho da organização. Portanto, se o processo de Recrutamento e Seleção de CEO não for bem conduzido, isso tem efeitos negativos nos resultados desejados.

A escolha de profissionais para ocupar a mais alta posição executiva de uma empresa deve ser cuidadosa, pois suas ações comprometem toda a gestão organizacional. Nesse momento, muitas empresas optam por ter a ajuda de headhunters, ou seja, pessoas ou empresas especializadas em encontrar executivos qualificados e com o perfil da empresa.

Quer saber mais sobre esse processo? Continue a leitura e confira como é o processo de seleção e os requisitos exigidos do CEO certo para a sua empresa!

Análise da trajetória profissional

As informações sobre a carreira do potencial CEO para a sua empresa são muito importantes, pois mostram os resultados gerados nos negócios conduzidos anteriormente pelo executivo.

Solicite que ele descreva alguma situação em que sua atuação resultou no crescimento da empresa. Por exemplo, quais estratégias foram desenhadas, como foram implantadas e quais foram os resultados concretos obtidos.

Capacidade de liderança em meio a mudanças

Os CEOs devem possuir a capacidade de se adaptar perante os imprevistos que surgirem e de tomar decisões rápidas, principalmente em tempos de crises. Um bom CEO não é aquele que toma decisões o tempo todo, mas aquele que sabe o momento certo de agir com convicção.

Questione qual é o estilo de liderança do candidato e como seus antigos colegas de trabalho o descreviam. Peça que ele aponte um ou dois exemplos de como fez para conquistar o apoio e a confiança da equipe. Além disso, procure saber qual foi a postura dele em meio à tomada de decisões difíceis.

Avaliação do crescimento exponencial

Diante do rápido avanço da tecnologia, um dos desafios dos CEOs é a sua capacidade de se adaptar ao meio digital para garantir o crescimento exponencial da organização, especialmente em empresas SaaS — aquelas que desenvolvem softwares de serviços online, como o Google Drive.

Não é preciso abrir mão totalmente da atual estrutura da empresa, e sim buscar um equilíbrio entre o novo e o antigo para manter-se no mercado. Nesse sentido, peça que o candidato compartilhe as melhorias tecnológicas que já gerenciou para implantar a inovação em outras empresas e como ele traria mais inovação para seu negócio.

Observação comportamental

Os testes são definidos de acordo com o perfil da vaga e devem ser acompanhados por um profissional experiente, a fim de evitar a subjetividade e tendenciosidade. Podem ser apresentação pessoal e entrevistas coletivas ou individuais.

Por meio deles você pode observar atentamente a apresentação do candidato, analisando o seu comportamento e a sua postura perante os avaliadores durante todo o processo de seleção, bem como o trabalho em equipe.

O primeiro passo na escolha do CEO é o recrutamento. Antes de iniciá-lo, é preciso especificar as atribuições do cargo e do perfil desejado. Em seguida, há a escolha da fonte de recrutamento: interna (transferência de pessoal, programas de desenvolvimento e plano de carreira) ou externa (buscar no mercado ou terceirar a tarefa).

Depois, ocorre a seleção dos candidatos entre os recrutados. É nesse momento que acontece a verificação da trajetória profissional e a análise das competências e da capacidade de lidar com mudanças e imprevistos. Também é importante observar o comportamento de cada candidato durante cada fase.

A seleção é um processo de comparação entre as especificações que o cargo requer e as qualificações que o candidato oferece (experiência, conhecimento e características pessoais) com base nas experiências positivas e negativas dele.

Para garantir a escolha ideal e estratégica do candidato que vai gerir o seu negócio, conte com uma empresa especializada para potencializar todas as etapas do processo de Recrutamento e Seleção de CEO. Elas já possuem experiência no mercado e têm um banco de dados de contatos qualificados para o cargo.

Quer entender melhor como funciona o processo de contratação de CEO? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar nessa tarefa!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.