PROCRASTINAÇÃO: como reconhecê-la e o que fazer para vencer esse problema!

Procrastinação é o comportamento que temos em adiar/negligenciar algo, o famoso: “deixar para amanhã”.

Independente do momento que estamos vivendo, TODO MUNDO procrastina (uns mais, outros menos) e, cada um, a sua maneira. Por isso, não existe receita de bolo ou fórmula mágica para sanar esse problema. MAS, podemos sim identificar a causa da nossa procrastinação, o que pode facilitar no momento de tomada de decisões de como resolvê-lo.

Antes de falarmos dessas causas vale lembrar portanto, que a Procrastinação deve ser olhada ainda com mais cuidado quando ela começa à prejudicar/impedir o funcionamento normal da nossa vida pessoal e profissional. Quando isso acontecer, por favor, procure ajude de um profissional. Mas, enquanto ela atrapalha mas não impede seu desenvolvimento, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você à começar a vencer esse estado de procrastinação.

ENTENDA PORQUE VOCÊ PROCRASTINA!

 Normalmente existem 3 causas:

·        EVITAR ALGO: as pessoas deixam de fazer algo porque querem evitar uma conversa difícil, por medo da consequência, evitam pelo perigo de sentirem algum desconforto. Sabe aquela conversa difícil com o chefe? A gente sempre procrastina!

·        PARA TER PRAZER: é quando a pessoa faz somente o que gosta então, ela não procrastina porque quer evitar algo, mas pelo simples fato de só querer fazer o que dá prazer. Portanto, é aquela pessoa que em dez tarefas no trabalho, faz somente 6 que gosta muito e procrastina nas outras 4. Conseguem entender a diferença para àquelas pessoas que procrastinam para evitar algo? Ela não deixa de fazer porque quer evitar algo, mas apenas decide fazer somente o que a dá prazer deixando assim, tarefas que não gosta “de lado”;

·        POR OTIMISMO: como assim, a pessoa procrastinar por otimismo? Isso mesmo! Sabe quando a gente decide emagrecer e fala assim: vou perder 15kg em um mês! É isso! Somos muito otimistas ao colocar um prazo para as coisas acontecerem e, quando não acontecem, frustramos e adiamos o que começamos. Portanto, faça do tempo seu aliado e não, seu maior problema.

E aí, em qual você mais se conecta? É importante frisar que podemos procrastinar nas 3 situações ok? Mas, temos uma tendência à procrastinar mais por um dos motivos.

PASSO A PASSO PARA VENCER A PROCRASTINAÇÃO

1. CRIE OBJETIVOS

 

 Entendeu a causa? Agora crie um objetivo diante disso. Por exemplo: Ah eu percebi que procrastinei para iniciar a academia portanto, meu objetivo vai ser que daqui seis meses, eu quero conseguir ir à academia 3x por semana!

Ótimo! Alguns pontos de atenção: defina um objetivo MACRO mas, desmembre esse macro em pequenos objetivos. Vamos pensar no exemplo da academia e desmembrá-lo em objetivos menores:  essa semana eu vou buscar as academias e ver as que mais gosto/identifico; na próxima semana eu vou escolher três delas para fazer aula experimental; na semana seguinte vou me matricular e começar a ir uma vez por semana; daqui um mês quero iniciar 2 x por semana e assim vai, até chegar ao seu objetivo macro em 6 meses.

PRECISAMOS de pequenas metas para alcançarmos e nos motivarmos para alcançar nosso grande objetivo.

 

2. DEFINA O QUE PRECISA FAZER PARA ALCANÇÁ-LOS

Objetivo macro e micro planejados, está na hora de definir quais comportamentos/ações você precisa ter para alcançar esse objetivo e neste momento, escreva tudo que precisa fazer: definir quanto você pode pagar por isso; pesquisar academias próximas; ligar vendo os valores de cada um e como funcionam; definir em quais irá pessoalmente; ir conhecê-las; fazer aula experimental; etc.

 

3. Definido todas a tarefas? Agora é hora de organizar isso em uma AGENDA!!!

CUIDADO COM O OTIMISMO OK? Coloquei àquilo que será possível de cumprir. Pense comigo: se você não conseguiu iniciar esse movimento até hoje, porque quer conseguir fazer todas essas tarefas em apenas uma semana? Lembre-se que existem várias outras coisas que você também precisa gastar energia no seu dia a dia.

4. Analise sua agenda e veja se ela realmente será possível de ser cumprida. Se sim, agora é mãos a obra!!!

 

DICAS IMPORTANTES!!!

1.      CUIDADO COM O OTIMISMO! Vejo muitas pessoas que definem por ser “fitness” e, em um mês, já querem estar malhando 5 vezes por semana, comendo super bem, acordando cedo e tendo uma vida ativa. Pense novamente comigo: se você com mais de 20 anos ainda não alcançou esse objetivo, porque acha que o fará em um mês? VÁ COM CALMA!!! Comece com as ações mais fáceis e aos poucos vai evoluindo para as ações mais difíceis;

2.      SE MOTIVE NAS PEQUENAS CONQUISTAS! O simples fato de você decidir sair dessa procrastinação já é um grande passo. Se parabenize por isso, reconheça seus esforços;

3.      CUIDADO COM O QUE LÊ E QUEM VOCÊ OUVE!!! Todo dia tem alguém que sai de casa querendo vender uma FÓRMULA MÁGICA e, todo dia, tem alguém que sai de casa disposto a comprar essa fórmula;

4.      PROCURE AJUDA!!! Olhe para você, saiba se está no momento ou não de pedir ajuda profissional. Não somos “Super Humanos”, precisamos (ainda mais neste momento em que vivemos) de ajuda e precisamos ter humildade para compreender isso;

5.      ESSE É SÓ O PRIMEIRO PASSO! Não tenha a ilusão que você vai ler este texto e sair 100% da procrastinação, essa é somente a pontinha do ICEBERG, comece por ela e depois vai aprofundando nos seus problemas.

6.      FOCO NA SOLUÇÃO!!! Para de culpar o mundo, o outro, a vida dos seus problemas. Eles estão aí, o COVID está aí. Foca no que podemos fazer para solucionar nossos problemas!!!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.