Principais desafios no recrutamento e na seleção de pessoas

Pedro parecia o candidato ideal para a vaga durante o processo seletivo. Porém, depois de entrar na empresa, sua produtividade e alinhamento com os valores não corresponderam às expectativas. Você pode já ter passado por isso na sua empresa — e entender os desafios no recrutamento e na seleção de pessoas pode ajudá-lo a evitar situações como essa. 

Assim, a área de gestão de pessoas vem se tornando cada vez mais estratégica. Isso porque o sucesso de uma organização depende das pessoas que fazem parte dela. São elas que constroem e geram os resultados desejados. E, por essa razão, encontrar a pessoa ideal para o cargo certo é tão importante.

Entenda, neste artigo, as principais dificuldades que você pode encontrar ao longo do processo de recrutamento e seleção.

Dificuldade em identificar competências comportamentais

Para contratar um novo funcionário, principalmente para cargos mais estratégicos, não basta avaliar as suas competências técnicas. O seu candidato precisa estar alinhado aos valores da empresa. Além disso, precisa exibir competências comportamentais adequadas ao cargo que ele vai assumir.

Porém essas são exatamente as características mais difíceis de identificar com precisão em um candidato. E, com isso, você acaba correndo o risco de contratar alguém nada alinhado à sua empresa.

Para diminuir esse risco, busque métodos específicos que já apresentaram resultados em outras corporações. Avalie qual desses métodos se adéqua melhor à realidade da sua empresa e às suas necessidades. Dessa forma, suas chances de acertar na contratação vão aumentar.

Falta de recursos

Um processo de recrutamento e seleção exige investimento de tempo e dinheiro, além de uma equipe capacitada. Muitas vezes, a área de gestão de pessoas não tem pessoal suficiente para realizar o processo de maneira eficaz, caso a equipe já esteja envolvida em diversos processos internos da empresa.

Para resolver esse problema, você pode investir na capacitação técnica da sua equipe. Dessa forma, eles se tornarão mais capazes de realizar o processo em menos tempo. Você também pode considerar a contratação de uma empresa especializada na seleção de profissionais.

Muitos currículos, poucos candidatos interessantes

Você pode divulgar uma vaga e receber um grande número de currículos, mas o retorno pode não ser tão animador se a maior parte dos candidatos não estiverem dentro do perfil desejado — e isso só é percebido depois de muito tempo ter sido gasto com a análise do material recebido.

Nesses casos, o problema pode estar na divulgação da vaga. Isso porque, dependendo do canal escolhido, você pode não atingir o perfil de profissionais que deseja. Assim, defina um perfil de candidato ideal com a sua equipe. Após esse trabalho, busque descobrir os melhores canais de divulgação e a linguagem adequada para atingir essas pessoas.

Equilíbrio entre qualidade e agilidade

O recrutamento e a seleção de pessoas precisa ser cada vez mais rápido. Isso porque um processo demorado pode fazer com que você perca seus talentos para outras empresas. Sem esquecer, é claro, da necessidade de preencher as vagas na sua empresa com a maior agilidade possível.

Por outro lado, ao agilizar o processo você corre o risco de perder em qualidade. Por isso, é importante realizar um bom planejamento de recrutamento e seleção antes de iniciá-lo. Nesse sentido, uma boa dica é investir na automatização dos processos, usando a tecnologia ao seu favor.

Gostou de saber os principais desafios no recrutamento e na seleção de colaboradores? Entender esses problemas e se prevenir é a melhor forma de evitar imprevistos, além de melhorar a qualidade do seu resultado! Para ficar por dentro de mais informações como estas, siga nossa página no Facebook!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.