Por que devo me preocupar com a gestão de carreira dos meus funcionários?

A gestão de carreira consiste em uma série de decisões que visam o sucesso profissional. Por isso, assumir novos desafios, desenvolver novas habilidades e projetar novas metas é fundamental para aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.

As pessoas que buscam sucesso profissional estão sempre atentas às inovações em sua área, buscando aperfeiçoamento e melhorias constantes. Portanto, levando em consideração que os funcionários buscam por esse sucesso profissional, as empresas precisam se preocupar em criar mecanismos que possibilitem o seu crescimento.

Somente assim é possível executar maneiras de reter os grandes talentos que fazem a diferença dentro de sua organização. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o post que preparamos! Vamos lá?

A gestão de carreira favorece a retenção de talentos

A essa altura do campeonato você já sabe que as pessoas gostam de trabalhar em um ambiente que proporcione o seu crescimento profissional. Mais do que isso, elas gostam de trabalhar em um ambiente que promova a sua qualidade de vida, favorecendo também o seu crescimento pessoal.

Por isso, a sua empresa precisa ter tanto uma gestão de carreira, em curto e em longo prazo, que vise ao aperfeiçoamento de habilidades profissionais, quanto programas de benefícios que possibilitem o seu crescimento pessoal.

Assim, você tem a certeza de que a sua empresa está trilhando rumo ao caminho do sucesso. E isso se reflete em lucratividade para a organização, já que funcionário motivado produz mais e não falta ou se atrasa no trabalho.

Uma boa gestão contribui para um melhor desempenho da equipe

Pense em uma pessoa que você considera um excelente profissional. Certamente ela:

  • é comprometida;
  • é ativa;
  • sempre busca novas ideias;
  • está à frente do seu tempo;
  • é comunicativa;
  • sabe se relacionar bem com todos.

Dessa maneira, se você quer ter profissionais como o do exemplo em sua empresa, é necessário criar uma estrutura organizacional em prol de seu desenvolvimento profissional. Na prática, isso significa:

  • oferecer cursos de qualificação profissional;
  • convidá-lo a participar de feiras, congressos e seminários;
  • ter um plano de carreira eficiente;
  • promovê-lo;
  • incentivar as suas ideias.

A gestão de carreira faz com que funcionários sigam a filosofia da empresa

A filosofia da empresa é definida pelas suas crenças e valores que norteiam a tomada de decisão estratégica. Mas, sabemos que cada funcionário tem a sua própria filosofia e, muitas vezes, ele tem dificuldades em compreender o que a companhia espera dele.

Isso não acontece tendo um planejamento de gestão de carreira, porque fica muito claro para o funcionário:

  • o que ele precisa fazer;
  • quais são as as atividades em que ele precisa concentrar os seus esforços;
  • como ele precisa agir para atender as expectativas da corporação;
  • qual é a melhor maneira para conduzir a sua tomada de decisão.

Assim, podemos afirmar que eles vestem a camisa da empresa. Com gestos simples (como citamos no item anterior) você os ajuda a definir os objetivos em consonância com a filosofia da organização.

Você pode perceber que a gestão de carreira é um processo que exige um planejamento estratégico. Por isso, a maioria das empresas investe em uma consultoria no desenvolvimento de carreira e gestão de talentos — já que isso proporciona resultados rápidos e satisfatórios.

Para que a empresa retenha os talentos e promova um clima que gere produtividade, é importante ter um bom plano de gestão de equipe. Somente assim é possível desenvolver as melhores habilidades em seus funcionários, fazendo com que eles se sintam motivados a continuar crescendo dentro da organização e, consequentemente, gerem lucratividade.

Com este post você aprendeu sobre a importância de se preocupar com a gestão de carreira de seus funcionários. Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de nos seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — para ficar por dentro de nossas novidades!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.