LIDERANDO À DISTÂNCIA NO AGRONEGÓCIO!

Aquele que nunca se sentiu inseguro, mesmo que lá no íntimo, que atire a primeira pedra. Esta afirmativa se dá por sermos seres humanos, passíveis desses sentimentos e emoções. Existe uma infinidade de fatores desencadeantes da insegurança e podem acometer pessoas em todas as faixas etárias. Em tempos de crise, como agora, o medo se torna ainda mais presente. Estamos diante de uma situação que reorganizará algumas coisas no mundo dos negócios. O papel dos líderes será fundamental para definir como sua empresa estará após esse desafio. Mas e você, o que você tem feito para ajudar sua empresa a vencer esta batalha? Como você espera ser reconhecido quando tudo isso passar?

O Brasil é acostumado a passar por crises econômicas. Foi assim desde o período da hiperinflação a partir da década de 70 até a mais recente recessão enfrentada pós 2008. Entretanto, desde 1994 com a estabilização da economia pelo plano Real, nenhuma crise abalou tanto a economia quanto esta Covid-19. Mas, uma coisa foi comum a todas as crises: a importância que o agronegócio teve e tem para ajudar a “rebocar” o país do “atoleiro” de uma economia em crise. É verdade que o agro está acusando alguns golpes, com regiões fechadas em que o consultor não pode ir; fazendas em quarentena; frigoríficos fechados; preço do dólar alto; colaboradores receosos com a COVID e também em perder seus empregos. No entanto, por se tratar de produção de bens essenciais para a sobrevivência, ele tem um maior poder de recuperação que outros setores da economia.

A luz no fim desse túnel passa, inevitavelmente, pelas mão dos Gestores de cada empresa e suas equipes. Conseguir guiar o time para o caminho correto gerenciando tudo à distância é um desafio novo. 

COMO LIDERAR seu exército diante dessa batalha?

CONHEÇA SUA EQUIPE

Primeiro, precisamos conhecer realmente quem temos ao nosso lado. Isso é importante em qualquer momento do seu negócio mas, agora, isso será primordial. Diante de um cenário totalmente novo, precisamos redefinir estratégias, readequar nosso planejamento e, definir nosso novo objetivo (que para um maioria se torna o mesmo: sobreviver). Sabendo quem temos ao nosso lado, vamos conseguir compreender se é possível que essas estratégias sejam alcançadas, aonde cada colaborador vai atuar (diante das suas maiores expertises) e, se vamos precisar de readequação de funções e novos treinamentos (sim, por favor, nunca deixem de treinar seus colaboradores, independente do momento que estamos vivendo). Se eu não sei exatamente a força de trabalho que eu tenho, posso criar uma estratégia magnífica mas, não conseguir atingi-la porque não tinha as pessoas necessárias para isso.

ESTEJA ATENTO ÀS PESSOAS

Segundo, olhe para essas pessoas como seres humanos e lembre-se quão importante ela é para o seu negócio. As pessoas estão ansiosas, com medo e, podem não estar em seus funcionamento pleno. Ou seja, talvez você tenha um colaborador com dificuldade de produzir, de fazer entregas mas, não porque ele não é capaz, talvez o medo e ansiedade estejam o paralisando e você precisa ajudá-lo. A partir do momento que resolvemos ser líderes, resolvemos lidar com pessoas e seus sentimentos, você não pode ignorar isso!

DICA DE OURO!!!

Tenha uma comunicação ativa e efetiva neste momento com toda a sua equipe! Estamos em um momento que todos têm muitas perguntas e poucas respostas. É em momentos como esse que o imaginário vai além. Se não tivermos uma comunicação ativa do que estamos definindo como metas, como será o trabalho daqui para frente, qual a importância de cada um ali dentro, os colaboradores irão trabalhar ansiosos e, qualquer coisa que aconteça, vão começar à achar que serão mandados embora, que a fazenda está quebrando e etc. Segurança (segundo Maslow) é uma das motivações primárias ao ser humano portanto, colaboradores com medo/inseguros, irão produzir muito menos do que são capazes. Bom, isso não é muito novidade, concordam? Todos os textos que ler sobre liderança, você irá se deparar com essa informação. Mas, informação contada por quem fez e teve sucesso, concorda que é mais efetiva! Portanto, não deixem de ouvir o Podcast “Do zero ao Topo” sobre a história do Alexandre CEO da Multilaser que foi dos cartuchos de impressora aos 2 bilhões de faturamento. Quando o pai do Alexandre morreu, várias especulações negativas no mercado chegaram à sua equipe e, ele fala da importância de ter aberto os números aos seus colaboradores e ter tido uma comunicação ativa para gerenciar aquele momento de crise.

Ah!!! E quando falo em comunicação ativa, não estou falando de uma comunicação de “via única” mas sim, que você também dê abertura ao seu colaborador a falar: questionar suas dúvidas, dar opinião (afinal, tem coisas do seu negócio que ele conhece melhor até que você) e também, falar dos seus medos. Pode parecer “perda de tempo”, mas é importante que ele possa falar dos seus sentimentos. Pratique a EMPATIA neste momento, pense em quais informações irão contribuir ou não para a manutenção da sua equipe.

CONFIE NA SUA EQUIPE

Explique tarefas e processos, mas confie na sua equipe! Estando à distância você precisa ser mais assertivo nas explicações, precisa ter certeza absoluta que seu colaborador compreendeu. Além disso, você precisa confiar que ele tem capacidade para realizar o que foi pedido. Neste momento, ele precisa de mais autonomia para trabalhar.

SEJA MAIS FLEXÍVEL

           Aprenda também a ser ainda mais flexível. Você precisará que seus colaboradores sejam, que eles agreguem mais funções, se adaptem à novas regras e processos mais rapidamente. Você enquanto líder, precisa fazer exatamente o mesmo. Tudo está mudando de um dia para o outro, o que está valendo hoje, já pode não valer amanhã. Se não soubermos estar atentos à essas mudanças e prontos para mudar nossos modelos mentais, não conseguiremos gerir nossa equipe neste momento e aí, o fim se torna mais próximo.

UTILIZE AS FERRAMENTAS CORRETAS

           Apoie-se nas milhares de ferramentas que temos para gerenciar sua equipe à distância. Será que não é o momento ideal do mundo Agro entrar de vez no mundo tecnológico? Existem ferramentas fáceis que você pode utilizar e ensinar seu colaborador a usar afinal, que funcionário na sua fazenda hoje não tem um Smartphone capaz de baixar um Trello ou Zoom? Claro, se você puder investir um pouco mais, procure por Softwares mais robustos e específicos para o agronegócio, eles irão te ajudar a acompanhar as metas, produtividade, gerenciamento do seu rebanho, estoque, etc.

PROCURE MOTIVAR SUA EQUIPE           

Tente manter sua equipe motivada! Eu sei que essa é considerada uma das funções mais difíceis ao líder e agora, com toda certeza está sendo ainda mais. Porém, na mesma proporção que ela é difícil, ela é necessária. Para isso, invista em você líder! Uma equipe motivada só será possível com um líder eficaz! O seu poder de influência que fará sua equipe se sentir motivada e, não precisamos estar pertos para isso. Muitos de vocês já não moram mais com os pais e concordam que, na sua maioria, eles ainda influenciam as decisões da sua vida? Quantas vezes pensamos no que aprendemos com eles para reger algumas de nossas decisões? Assim precisa ser com sua equipe! Você precisa entender que perto ou longe, ser líder é um trabalho diária de pequenas atitudes.

 

Do pouco que já falamos aqui, se liderar sempre foi algo difícil, agora parece se tornar ainda mais, correto? E de fato é! Pois, os modelos de trabalho usuais foram desmoronados e, precisamos focar na resiliência dos processos, pessoas e do negócio. É um verdadeiro malabarismo equalizar o caixa da empresa tendo que gerenciar tantas variáveis: receitas, despesas, estoques, inadimplência, passar segurança para a equipe, custo com rescisões, priorização de investimentos, renegociação de dívidas, só para citar alguns. 

 

Continue fazendo o que um líder efetivo deve fazer: manter a calma, preservar o valor das pessoas e da organização. Precisamos neste momento é nos adaptar ao novo cenário em busca de alcançar os objetivos redefinidos com os olhos abertos para o crescimento quando tudo isso passar.

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.