Gestão de Pessoas em CHECK

A GESTÃO DE PESSOAS É CHAMADA PARA SER PROTAGONISTA!

É chegado a hora!!! Há anos escutamos nas empresas a necessidade de se olhar para as pessoas mas, neste momento de crise, isso se torna ainda mais forte!

Neste momento gerir pessoas é fundamental para as tomadas de decisões: colocamos todos Home Office? Quem fica e quem sai? Está na hora demitir? Está na hora de dar férias? Quais custos isso irá nos gerar? Quais benefícios teremos em cada decisão?

O QUE DEVEMOS AVALIAR PARA TOMAR DECISÕES IMPORTANTES NESTE MOMENTO?

Assim como os CEO’s, a verdade é quem ninguém tem essa reposta por isso, a necessidade da Gestão de Pessoas ser colocada como protagonista. E entendam, não estamos falando somente do RH, mas dos líderes de todos os setores. A decisão precisa ser tomada em conjunto e, o olhar de cada um, será decisivo neste momento.

Lembrem-se: não temos respostas para uma situação tão complexa ainda, mas precisamos ter dados objetivos e subjetivos para essas decisões. Precisamos ter indicadores, conhecer a cultura da empresa, entender o que se esperar após essa crise e quem vamos precisar. Diante disso, algumas questões que a Gestão de Pessoas precisa pensar e ajudar o CEO:

-Está na hora de demissões, ou ainda é tempo de tomar outras alternativas?

-Se for demitir, quem fica e quem sai? Muitas vezes vamos analisar apenas indicadores objetivos (produção, entregas, resultados), mas a pergunta é: será que aquela pessoa que produz menos não será essencial neste momento? Sua expertise faz-se mais necessária? E ai, uma análise SWOT pode ajudar muito: entender as necessidades do negócio e de quais Skills a empresa vai precisar (por mais maluco que seja, talvez o colaborador mais produtivo neste momento pode não ser o mais ideal).

-Para quem sai, o que faremos com esse colaborador? O que podemos dar a ele para que essa saída não seja tão penosa?

Em meio a um caos, a gente tentando neste momento apenas SOBREVIVER e vocês vêm falar de olhar para aqueles colaboradores que estão sendo demitidos? SIM, ISSO MESMO!

E de tantos motivos, vamos falar apenas três para você entender o porquê é importante ter um olhar para quem está sendo desligado da sua empresa neste momento.

3 MOTIVOS PARA CUIDAR DE QUEM ESTÁ SAINDO DA SUA EMPRESA NESTE MOMENTO

1. SOCIAL: quando se decide ter um negócio, você necessariamente vai precisar de PESSOAS. Sem pessoas, não tem negócio! Portanto, você decide lidar com pessoas que possuem famílias, preocupações, medos, anseios e sonhos! E quando desligamos um colaborador, estamos falando de todos esse fatores e vários outros. Por isso é importante oferecer ajuda a quem está saindo, de que forma? Cuidando na hora de demitir, certificar se não há algo em que possa ajudá-lo (seja uma simples carta de recomendação). E se está difícil pra você neste momento, pode ter certeza que pra ele também estará.

2. REPUTAÇÃO: sua empresa será vista no mercado não só pelo que você vende, mas pelo que você é internamente. Certifique-se que quem sai da sua empresa, sai falando bem dela! Lembre-se que você demora anos para consolidar sua marca e reputação no mercado, mas basta algum deslize ou avaliações negativas para que tudo seja comprometido.

3. MOTIVAÇÃO DE QUEM FICA: uma das necessidades básicas que motivam um colaborador é a SEGURANÇA. Se ele percebe que você teve um cuidado com quem está sendo demitindo, pode ter certeza que ele sentirá mais seguro de que, de alguma forma, você não o deixará na mão! Além disso, você mostra a esse colaborador os seus reais valores e isso faz com que ele se identifique cada vez mais e sinta motivado a trabalhar.

E por favor GESTOR, seja você a pessoa à dar essa triste notícia do desligamento. Aproveite para agradecer ao colaborador por todo serviço prestado e lembrá-lo que não foi uma decisão que queria, mas a que ERA PRECISO!

 

– E para os que ficarão, como gerenciá-los? Precisaremos aqui, pensar em algumas questões. Engana-se o gestor que pensa que manter o emprego dos profissionais seja o suficiente. Quem fica na empresa após a crise, precisa de cuidados para que possa se manter engajado, produtivo e alinhado às estratégias da empresa.

É um ótimo momento para a gestão avaliar o cenário, rever os objetivos e planejar o fortalecimento do negócio com foco em pessoas.

COMO GERENCIAR OS COLABORADORES QUE FICAM NESTE MOMENTO DE PANDEMIA NA SUA EMPRESA

1.Comunicação Eficaz – Os profissionais precisam ter clareza sobre a realidade e objetivos da empresa. Neste momento, evidenciar o plano de sobrevivência do negócio e estratégias para o futuro é fundamental (onde estamos, como nos manteremos e para onde queremos ir). Ações internas como reuniões, eventos e até mesmo informativos online e escritos, tendem a ser úteis.

2.Alinhamento de expectativas – Principalmente depois de uma crise, realinhar expectativas é fundamental para o sucesso das pessoas e do negócio (O que a empresa espera do profissional? O que o profissional espera da empresa?). Uma conversa franca entre gestores e liderados, de preferência individual, pode fazer toda a diferença.

3.Desenvolvimento/Aprendizagem- A crise deixa seus aprendizados e aponta o que pode ser aprimorado e desenvolvido na empresa e em seus processos. Investir em educação corporativa, treinamentos técnicos e comportamentais favorece o engajamento e a qualidade da entrega dos profissionais. E não pense que é “caro” investir em treinamento, há excelentes profissionais e empresas com valores acessíveis à realidade do seu negócio.

4.Gestão de Desempenho – Identificar e gerir o melhor modelo de gestão de desempenho para a realidade e objetivos do negócio. Utilizar dos feedbacks aos OKR’s estrategicamente.

Essas e outras ações contribuem para o fortalecimento da cultura da empresa, impactando o clima interno, a imagem do negócio e o seu funcionamento.

 

 

Vale frisar pra não esquecermos que a decisão de quem sai ou fica precisa ser embasada em indicadores e no momento que a empresa está vivendo!

Enfim, o mundo está fazendo perguntas COMPLEXAS à Gestão de Pessoas, mas querendo e precisando de RESPOSTAS RÁPIDAS. É chegada a hora do PROTAGONISMO, de REINVENTARMOS A GESTÃO DE PESSOAS E SEUS PROCESSOS)!

SOMOS EDUCADOS NUMA REPOSTA LINEAR, MAS AGORA ESTÁ TUDO JUNTO E MISTURADO!!!

 

 Cíntia Felix e Paola Salgado

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

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