Clima, preço dos insumos, maquinário… São tantas questões técnicas para se preocupar, que muitas vezes os gestores do agro se esquecem da importância de acompanhar e desenvolver seus colaboradores. Se você busca mais resultados, não deve estar atento apenas às máquinas, tecnologias, entre outros recursos, mas também a uma das partes mais importantes da empresa, que são as pessoas.

Considerando tudo isso, hoje vamos falar de um dos pontos que não podem faltar para que você tenha uma boa liderança e que será fundamental em toda a  gestão do seu negócio: o FEEDBACK. Continue a leitura para conferir como ele é importante para o agronegócio!

O feedback precisa estar no campo sim

É difícil imaginar o feedback fora do ambiente corporativo que estamos acostumados a ver em escritórios, por exemplo. Mas a verdade é que essa é uma das melhores ferramentas para acompanhar e desenvolver de forma eficaz um bom colaborador e uma boa comunicação. Dentro do agro, essa é uma prática falha e pouco comum de se ver, mas os efeitos da falta de feedback já podem ser visualizados. Muitas vezes o clima ruim e os resultados abaixo da média são alguns deles. 

Ainda existem gestores que acreditam não ser necessário trabalhar a gestão de pessoas dentro do agro, já que ele é um setor diferente da indústria, do comércio e são modelos distintos de negócio. Lembre-se que independente disso, estamos falando sobre pessoas e a gestão delas precisa ser feita em qualquer lugar. Por esse motivo, incluir o feedback no dia a dia é fundamental, se você quer que os profissionais que trabalham em seu negócio, seja no campo ou qualquer tipo de empresa do agronegócio, se tornem uma equipe assertiva.

Continue lendo para conferir nossas dicas!

feedback

Como aplicar o feedback na gestão do agro?

Se você acredita que está no caminho certo e tem o devido reconhecimento por isso, a sua motivação e empenho aumentam. Dessa forma, se você quer que uma pessoa se dedique mais à sua fazenda, precisa ajudá-la a fazer isso, através do feedback.

Como começar?

Diferentes pessoas se comunicam de diferentes formas. Com um trabalhador rural que atua diretamente no campo fazendo corte, por exemplo, você pode ter um tipo de linguagem e com um zootecnista a linguagem será outra. O mais importante de tudo isso, é que ele compreenda o que você está querendo passar e que esse retorno seja feito individualmente. Aproveite esse tempo também para ouvir o que eles estão pensando sobre a sua gestão e sobre o negócio. 

O feedback é uma ferramenta importante por tudo que dissemos acima e também porque melhora a comunicação, desfazendo os ruídos e evitando conflitos, melhorando o clima e aumentando o engajamento dentro do agro. Além do mais, é uma oportunidade de mostrar para cada colaborador o quanto você acredita no seu desenvolvimento e que ela quer que ele faça parte dessa equipe. 

Dentro do agronegócio, onde encontramos diversas pessoas com funções distintas, formações, idades e realidades diferentes, ter esse reforço na comunicação e um bom alinhamento é fundamental. 

Além da tecnologia, você precisa entender sobre pessoas

No início desse artigo falamos sobre isso e, se você chegou até aqui, talvez seja a hora de se aprofundar na gestão de pessoas do agronegócio.

Dentro do nosso blog temos um post sobre esse assunto, que você pode ler clicando aqui. Recentemente, criamos também um portal com conteúdos exclusivos, com vídeos, textos, e-books e publicações das nossas redes sociais, onde você pode se instruir e aprender com nossas dicas e técnicas sobre a melhor forma de gerir as pessoas no agro. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *