A dinâmica de trabalho pós COVID-19

E estamos mais uma vez mergulhados na economia do desconhecido! Certo é que, como afirmou Roberto Setúbal ( ex presidente do Itaú Unibanco) em 2015 durante a crise econômica do País ao Jornal Folha de São Paulo, “estamos vivendo aquele momento mais difícil em quem as medidas duras estão sendo tomadas e a gente ainda não sabe nenhum benefício delas”. Convenhamos que essa afirmação dita lá em 2015 se faz extremamente presente neste momento na vida de vocês empresários e empreendedores.

A questão é: Sim, ela vai passar! E, por mais que não sabemos os benefícios reais que teremos, conseguimos prever algumas melhorias possíveis nos processos e nas pessoas. Muitas dessas melhorias, serão consequências dessas decisões que estamos tomando agora nos nossos negócios. 

O que essa pandemia nos trouxe foi uma “obrigação” de olharmos para dentro dos nossos negócios e das pessoas que ali estão. Precisamos neste momento reavaliar estratégias, reavaliar quem temos conosco e, principalmente, reavaliar e readequar os nossos processos. Diante disso, quais possíveis benefícios teremos pós Pandemia?

A TRANSCEDÊNCIA DE BARREIRAS GEOGRÁFICAS

Somos obrigados ao online agora. Com isso, mesmo empresas tradicionais estão tendo que se readaptar. Esse online nos permite, em um mundo globalizado, estar em contato de forma mais fácil e barata com pessoas em diferentes locais do país e do mundo. Assim, começamos à explorar o potencial do uso da tecnologia para criar novas oportunidades de encontros, trocas e network.

Poxa, mas isso já estava acontecendo, não? Talvez estejam pensando isso neste momento enquanto leem este artigo. Concordo porém, ela ainda era feito de forma mais “lenta” do que agora. Sabe aquele famoso jargão: “carro apertado que funciona?”.

Portanto, pessoas estão conhecendo e trocando mais experiências entre elas. Além disso, as próprias empresas estão vendo que elas podem, por exemplo, ter pessoas do outro lado do mundo trabalhando para elas e, profissionais, estão percebendo que podem trabalhar na sua “empresa dos sonhos” sem necessariamente ter que fazer uma mudança de cidade/país, sem perder o estar perto da família e dos amigos. Ou seja, temos ai mais opções de profissionais experts para as nossas empresas e, ao mesmo tempo, profissionais mais motivados a trabalhar pois não precisam abrir mão de coisas como estar próximo das suas famílias para trabalhar.

PROFISSIONAIS MAIS QUALIFICADOS E CAPACITADOS

Quantas Lives você tem assistido por semana? E quantos vídeos no Youtube? Estamos em uma era de “excesso de informações” mas, se conseguirmos gerenciar bem isso, estamos também em um momento de grande potencial de crescimento e capacitação sua e da sua equipe. 

Estamos falando de grandes nomes no mercado, empresas e grandes escolas como Fundação Dom Cabral que estão liberando conteúdos, Teds, cursos gratuitos ou à preços acessíveis que podem fazer a diferença na qualificação do profissional. As empresas podem investir mais nessa capacitação neste momento uma vez que os profissionais estão tendo mais tempo em casa. 

AUMENTO NO TRABALHO REMOTO: AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E DIMINUIÇÃO DE CUSTOS 

Quantos serviços/produtos já estamos vendo a custos mais reduzidos neste momento porque o custo fixo de aluguel, água, luz tem diminuído? Talvez pessoas que antes não compravam comida no seu restaurante agora podem (uma vez que talvez você estava em uma região mais nobre e com custos altos de aluguel que precisava repassar nos seus produtos). 

O trabalho Home Office veio para ficar. As empresas estão se organizando, criando indicadores e processos ágeis para lidar com o trabalho remoto e continuar a produzir e entregar resultados. E pensamos no profissional que mora há 2 horas do trabalho por exemplo, estamos falando que ele está ganhando em tempo, diminuição de stress e, consequentemente, aumento de produtividade 

AUMENTO NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E PESQUISA

Telemedicina, pesquisas na saúde para combate ao vírus, empresas de tecnologia criando novas plataformas e aplicativos para facilitar a vida das empresas neste momento. Alguém tem dúvida que o olhar neste momento para os setores de Pesquisa e Desenvolvimento está alto?

Estratégias de inovação e novas ferramentas estão sendo criadas para a superação dessa crise e, essa tendência, vai continuar após a pandemia. Uma vez que as empresas que antes não viam esse setor como algo primordial, estão compreendendo que ele pode ser o pulmão das suas empresas.

REINVENÇÃO DE DIVERSOS SERVIÇOS E NECESSIDADE DE NOVOS PROFISSIONAIS 

Quais serão? TODOS voltados à melhoria de processos, aumento de produtividade, lucratividade, inovação, tecnologia, humanas, logística, saúde, serviços essenciais e tantos outros que ainda devem surgir ao longo dessa Pandemia. 

Sua empresa precisa qualificar quem você tem no time e, talvez, trazer outros mais preparados para essas demandas do mercado pós Covid! Esteja atento à essas novas necessidades e se seu time está pronto para atender seu cliente com suas novas demandas.

AUMENTO DE PESSOAS QUALIFICADAS EM BUSCA DE EMPREGO

Fato é: as demissões começaram e novamente, estamos vendo uma oferta de bons profissionais no mercado de trabalho. Após a pandemia as empresas precisarão em algum momento, aumentar seu time e, com isso, talvez tenham mais facilidade em achar pessoas qualificadas. Mas lembre-se: não esqueça de avaliar que profissional você irá precisar, quais Skills serão necessários e fazer um bom processo de Recrutamento e Seleção.

O CURTO PRAZO É O FUTURO! É A HORA DE FORCARMOS NO QUE É ESSENCIAL E NAS NOSSAS DECISÕES PARA AS CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS PÓS COVID!

O foco será ainda maior nas pessoas e processos. Compreenda quem você precisa e o que precisam fazer para alcançarem essas oportunidades. Qualifique você e seu time para isso! 

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.