Desistir jamais! Entenda por que resiliência é condição primordial para liderar

Entre as competências de uma liderança, há uma que as empresas têm buscado cada vez mais: a resiliência. Com origem na Física, o termo se refere à propriedade que alguns corpos têm de retornar à sua forma original. No campo da gestão de pessoas, é a capacidade de se adaptar e superar as adversidades.

Por estarem mais abertas ao novo e não se deixarem abater por obstáculos, as pessoas resilientes se destacam como líderes. Ficou interessado no assunto? Neste texto, explicamos porque liderança e resiliência são palavras que tem significados interligados. Acompanhe!

Por que a resiliência é essencial para liderar?

No cenário atual, as organizações estão sujeitas, constantemente, a diversas mudanças — inclusive por causa da tecnologia. Por isso, os profissionais precisam ser capazes de se adaptar e de manter a perseverança, mesmo com as dificuldades.

Nesse contexto, a resiliência tem se mostrado essencial para liderar. Afinal, uma pessoa resiliente não só supera obstáculos como também tem abertura para aprender coisas novas e, com isso, está mais preparada para situações incertas e para assumir funções importantes.

Além disso, os líderes resilientes passam confiança para a equipe, pois, mesmo em situações de crise, têm determinação para seguir em frente e não se deixam desencorajar por conta das adversidades. Eles têm coragem para agir e cumprem o que prometem, bem como assumem a responsabilidade por suas decisões.

Como um líder pode promover comportamentos de resiliência?

Um bom líder não desenvolve a resiliência apenas para si, mas promove o desenvolvimento dessa capacidade na equipe. Afinal, as empresas, como um todo, precisam ter determinação e perseverança para perdurar em ambientes de constantes mudanças.

Pensando nisso, listamos, a seguir, algumas dicas de como um líder pode promover comportamentos de resiliência na prática para si e para a sua equipe. Confira!

Crie uma rede de apoio entre os colaboradores

Além de transmitir confiança e ser um exemplo de resiliência para a equipe, é interessante que o líder crie uma rede de apoio entre os colaboradores para que o time consiga se amparar uns nos outros e vençam, juntos, as situações difíceis. Assim, há mais chance de reduzir o estresse no trabalho e de desenvolver um ambiente benéfico ao convívio social.

Trace um ideal de carreira e objetivos

Para o líder, também é importante se preocupar com a gestão de carreira — tanto a sua quanto a dos funcionários. Nesse sentido, é importante traçar ideiais de carreira e pensar nos objetivos que precisam ser atingidos em curto, médio e longo prazo. Focar nessas metas pode ser um fator de motivação, além de ajudar a desenvolver resilência durante o enfrentamento das adversidades que surgirão até alcançar o que foi idealizado.

Busque e dê constantemente feedbacks

A resiliência está conectada a capacidade de seguir em frente, mesmo com surjam obstáculos e problemas no caminho. Para ser capaz de fazer isso, é importante conseguir aprender com o que não funcionou, assim como se empenhar em um contínuo processo de autocrítica e aperfeiçoamento.

Nesse sentido, vale buscar feedbacks dos seus colaboradores para se desenvolver como líder — além de, também, fornecer críticas construtivas para que cada funcionário cresça como profissional. Explique os pontos que precisam ser melhorados e incentive a pessoa a buscar soluções.

Como vimos, a resiliência é condição primordial para liderar. O lado positivo é que essa capacidade pode ser desenvolvida com muita prática e paciência. Para isso, é importante conseguir administrar suas emoções e encarar abertamente as mudanças, além de entender que aquilo que causa sofrimento não é a situação em si, mas a maneira como lidamos com ela.

Quer desenvolver resiliência e liderança? Então, entre em contato conosco. Somos especializados no desenvolvimento de carreira e gestão de talentos e teremos o maior prazer em ajudar você!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.