Como se comportar em uma entrevista de emprego

Você sabia que existem vários tipos de entrevista? E que você precisa estar preparado para todas elas! 

 

Se você vai fazer uma entrevista, seja ela por telefone ou presencial, é essencial saber como se portar, vestir e o mais importante o que falar!

Quando estiver frente a frente com um recrutador, não tenha pressa para responder. Sempre pense na pergunta e na resposta que você dará! Esse momento não é uma disputa de quem fala primeiro, mas sim um momento para que o recrutador te conheça e extraia o máximo possível de você! E mais, durante a entrevista também avaliamos a capacidade de ouvir do profissional. Muitas vezes fazemos perguntas absurdas porque queremos ver se o candidato para e pensa para responder. Ou mesmo, se ele questiona porque não entendeu. Saber ouvir, saber fazer as perguntas certas é algo nobre em qualquer profissional! 

Se prepare e nunca vá para uma entrevista sem conhecer a empresa. Estude sobre a ela antes da entrevista. Mesmo que você envie currículos para várias empresas, quando te ligarem, pergunte o nome e sobre a vaga! Jogue no Google, veja as redes sociais, entenda o que ela faz e como. Isso faz diferença! E, além disso, você também precisa saber se realmente quer ir naquela entrevista e trabalhar naquele local.  Acontece muito de marcarmos com candidatos e eles não irem na entrevista ou participarem do processo mas apenas descobrirem para que vaga de fato está sendo recrutado no final da reunião. Isso demonstra ao recrutador falta de interesse e organização vinda do candidato e além disso, vocês dois investem tempo para algo que não dará certo. Lembrem-se que o recrutador (seja ele o RH, o gestor ou a responsável pela empresa de recrutamento)  pode indicar seu currículo para uma nova oportunidade. Porém, dependendo do seu posicionamento, ele pode descartá-lo, mesmo com todos os pré requisitos preenchidos! 

Faça seu Para Casa, além de estudar sobre a vaga e sobre a empresa: estude seu currículo. Mantenha-o sempre atualizado e organizado. Não há nenhum problema em você checar algum ponto na hora, mas sabendo qual a vaga e estudando o seu currículo, você vai lembrar de dar as informações que são importantes para saberem que você tem de conhecimentos e habilidades específicos para aquele cargo. Às vezes encontramos candidatos que possuem os pré requisitos para a vaga porém, eles falam de tudo que fizeram, menos do que realmente precisamos. E aí, quando ligamos e explicamos o motivo dele não ter sido pré selecionado ouvimos: “ah mas eu fazia isso sim no meu último emprego, eu só esqueci de falar!”. Não podemos cometer esse tipo de erro. Seja claro e conciso. Se for uma entrevista inicial, saiba resumir suas experiências dentro do que a vaga necessita. Foque nos pontos mais importantes e seja sucinto (mas sem deixar passar nenhuma informação relevante). 

Esteja preparado para todas as situações. 

Como falamos anteriormente, existem vários outros modelos de entrevistas que podem ocorrer ao longo do processo. Prepare-se para elas, desenvolva sua capacidade de trabalho em equipe, esteja atento ao que se passa no mundo e invista na sua habilidade em solucionar problemas. Quanto mais você se desenvolve nessas áreas, mais você estará preparado para outros tipos de entrevistas.

Nós já falamos sobre tipos de entrevistas anteriormente, veja nossos posts para ficar mais preparado.  Clique aqui e acesse nosso post sobre elas. 

DICA DE OURO: REGRA STAR 

Para toda um resposta de entrevista de emprego, certifique-se se você respondeu baseado nesses 4 quesitos:

 

  
  
  1. Situação: descreva a situação diante do que o entrevistador perguntou. Responda baseado em uma situação que você já passou;
  2. Tarefa: descreva nessa situação as tarefas que tinha que executar, falando dos prazos de entrega, resultado que deveria entregar;
  3. Ação: falar das ações que você fez para solucionar a situação/entregar o projeto/tarefa. 
  4. Resultado: por fim, fale dos resultados que foram alcançados ou mesmo, àqueles que não foram e o motivo e, principalmente, o que você fez pra conseguir entregar depois. 

O que não fazer em uma entrevista

Não apenas entender o que se deve fazer e como se comportar em uma entrevista, existem coisas que você realmente não pode fazer:

  1. Não fale demais. Dê voz aos outros candidatos e também ao entrevistador.
  2. Não minta. Mentira tem perna curta!
  3. Tenha calma e cuidado para não interromper uma pessoa que está falando ou mesmo, já ir respondendo antes do recrutador finalizar a pergunta.
  4. Não falei mal do antigo emprego. Exponha porque saiu, mas tenha cuidado em como fala ou conta a história. 
  5. Não mexa no telefone durante o processo e deixe-o no silencioso. Se você estiver esperando alguma ligação de urgência, avise ao recrutador antes de iniciar ao processo. 
  6. Não se atrase. Estude o trajeto antes, saia com muita antecedência. Agora, se você trabalha e seu tempo de deslocamento será curto, converse isso antes quando marcarem a entrevista com você. Diga que sairá do trabalho e tem receio de atraso e etc 
  7. Seja formal. Não chama de meu bem,meu amor ou afins o recrutador. Parece estranho neh? Mas já passamos por situações muito embaraçosas. 

Resumindo tudo que falamos, lembre-se sempre: ESTUDE ANTES; SE PREPARE; SEJA VOCÊ! 

Quer saber mais sobre como se portar em uma entrevista: clique aqui e veja nossa Live dando ainda mais dicas! 

Boa sorte e conte conosco no que precisarem!

 

 
 
 

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.