Como fazer uma sucessão familiar de lideranças na empresa? Entenda!

No Brasil, é comum que duas ou mais pessoas de uma mesma família resolvam criar e gerir um empreendimento juntos. De fato, as empresas familiares configuram mais de 90% dos negócios no país.

No entanto, a transferência de propriedade para a próxima geração pode ser um problema, sobretudo se não houver herdeiros capacitados e um bom planejamento de sucessão familiar.

Pensando nisso, explicamos, neste texto, como fazer um processo de sucessão de lideranças, de forma que isso não afete a empresa e, ainda por cima, permita o aumento dos lucros. Continue lendo!

Saiba o que é e como funciona uma sucessão familiar de empresa

Em um negócio, sempre chega a hora de passar o comando adiante, seja pela aposentadoria do fundador, seja pela necessidade de renovação da liderança. Na empresa familiar não é diferente! Muitos pais preparam os seus filhos para os sucederem na administração do empreendimento.

A sucessão familiar é exatamente essa ação em que os fundadores decidem dar continuidade ao negócio por meio de uma transferência de poder para filhos e/ou outros parentes.

Esse processo pode ser feito tanto com a manutenção do modelo de gestão, se a empresa vai bem, quanto com mudanças imediatas na forma de administração, se a alteração foi realizada por uma questão de sobrevivência.

Mais de um sucessor pode assumir o negócio, porém, a hierarquia e a função de todos os familiares devem estar sempre bem definidas. Ademais, os futuros líderes devem se preparar e adquirir competências essenciais de liderança, já que uma má gestão pode levar à falência da empresa.

Geralmente, a transferência de poder é realizada com a anuência dos fundadores da empresa por meio de um plano de sucessão. É indicado que os novos líderes já conheçam e atuem no negócio.

Nesse processo, também é adequada a criação de um conselho de administração para que a família acompanhe as decisões estratégicas e possa ser consultada quando necessário.

Confira alguns cases de sucesso para se inspirar

Quer saber como a sucessão familiar funciona na prática? Destacamos alguns empreendimentos que tiveram êxito na transição dos gestores!

Livraria Cultura

Criada nos anos 1940, a Livraria Cultura começou com a liderança feminina de Eva Herz. O que antes era um negócio que alugava publicações em alemão para sobrevivência da família virou uma grande empresa nacional, com a contribuição de diversas gerações.

Desde 2011, a presidência do negócio está na mão do neto de Eva, Sérgio Herz. No entanto, antes de assumir o comando, o gestor teve diversas funções na empresa, inclusive atuando como estoquista e vendedor. Essas experiências permitiram que ele adquirisse um elevado conhecimento da companhia.

JR Diesel

Especializada em reciclagem de caminhões, a JR Diesel foi criada em 1985 por Geraldo Rufino. Atualmente, a empresa tem a liderança dos irmãos Arthur, na presidência, e Guilherme, na vice-presidência.

Mesmo sendo jovem — a sucessão foi realizada quando Arthur Rufino tinha apenas 31 anos —, o executivo soube respeitar o legado do pai e preservar a cultura da empresa. Para ele, a sucessão é um processo que deve ser muito bem planejado, inclusive com a criação de um conselho, em que o gestor antigo possa continuar participando de forma consultiva no negócio.

Grupo Algar

O grupo que hoje atua em diversos setores, como Telecomunicações, Agronegócio, Serviços e Turismo, começou na década de 1930 com o português Alexandrino Garcia. Com o passar dos anos, o negócio foi assumido pelo filho Luiz Alberto Garcia e, depois, pelo neto Luiz Alexandre Garcia.

No entanto, há uma percepção da necessidade de separar família e negócios. Por exemplo, já houve a contratação de um líder que fosse do mercado para assumir a gestão da empresa.

Além disso, foi criada uma Constituição Familiar, que traz um conjunto de normas e critérios sobre a relação entre os familiares e a empresa, um Conselho de Administração e, por fim, um Conselho de Família.

Esses casos mostram que a sucessão familiar pode ser bem-sucedida se houver planejamento e as decisões sobre a gestão forem pensadas pelo lado profissional.

Quer ficar atualizado sobre carreira e gestão? Siga a gente nas redes sociais — LinkedIn, Instagram e Facebook — e não perca nossas publicações!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.