Como a tecnologia está inovando processos de recrutamento e seleção?

Diversas ferramentas tecnológicas são amplamente utilizadas em vários departamentos das empresas, mas só há pouco tempo elas começaram a ser inseridas na gestão de pessoas. Inclusive, nem todos entendem a aplicação e as vantagens da tecnologia no processo de recrutamento e seleção.

Neste post, falaremos sobre o assunto e mostraremos como aproveitar melhor as tecnologias na sua empresa. Continue a leitura para saber mais!

Quais as tecnologias estão sendo mais usadas?

Existem diversas tecnologias que podem ser usadas no setor de recursos humanos, de acordo com as necessidades de cada empresa e dos próprios funcionários. Separamos as principais, a seguir. Acompanhe!

Big Data

Recentemente, o LinkedIn lançou uma pesquisa sobre as principais tendências em recrutamento e seleção. Entre elas estava o uso de Big Data, que permite reunir em uma base de dados diversas informações de profissionais e compará-las com indicadores.

Assim, é possível saber quais candidatos são mais adequados ao perfil de uma vaga, mesmo antes de o recrutador entrar em contato.

Inteligência Artificial

O LinkedIn também apontou para a preferência do uso de Inteligência Artificial (IA), sozinha ou agregada ao Big Data. Um sistema inteligente pode processar as informações dos candidatos, ou mesmo, realizar questionários e simulações de entrevistas que podem acelerar o processo de recrutamento e seleção.

Computação em nuvem

Se na sua vida pessoal os aplicativos funcionam como uma mão na roda, imagina na sua profissão? A verdade é que a maioria dos aplicativos, como os de planilhas, chats, mapas e vídeos, funcionam em nuvem — ou seja, não precisam de um servidor físico, sendo usados ou armazenados em rede.

Com a tecnologia em nuvem não é mais necessário ter os softwares utilizados nos processos de recrutamento e seleção em um servidor local. Todos os arquivos também podem ser armazenados virtualmente, facilitando a colaboração entre os profissionais da área.

Chatbots

Muitas vezes, as primeiras perguntas de uma entrevista são determinantes para a eliminação ou seleção de um candidato, não é mesmo? Por isso, muitas empresas têm utilizado robôs para fazer o primeiro contato com os profissionais. São os chamados chatbots, que podem estar no site da empresa ou serem enviados em um link por e-mail.

Videoconferência

Ferramentas como o Skype e o Hangouts podem ser usadas para fazer entrevistas mesmo com os candidatos que estão mais distantes. É possível entrar em contato com os profissionais sem a necessidade de deslocamento e poupando tempo e dinheiro, além do desgaste físico e emocional.

É bom lembrar que alguns processos podem ser longos, com  sucessivas idas à empresa. Isso pode acabar criando uma expectativa muito grande no candidato, pelo contato direto com os recrutadores e com o próprio ambiente físico, desgastando o profissional sem necessidade.

Quais as vantagens da tecnologia no processo de recrutamento e seleção?

Uma grande vantagem dessas e de outras ferramentas é que elas não se excluem. Pelo contrário, se forem usadas em conjunto, só agregam ao processo. Veja algumas vantagens:

  • proporciona maior rapidez e eficiência no recrutamento e na seleção de candidatos em fases iniciais do processo, como testes;
  • facilita a logística, sem a necessidade do deslocamento do profissional nas primeiras etapas do processo;
  • contribui para uma melhor comunicação entre os recrutadores e os candidatos, mesmo que feita de maneira remota;
  • torna o processo mais econômico para ambas as partes.

Como aproveitar melhor o potencial dessas tecnologias?

O uso de tecnologia no processo de recrutamento e seleção só apresenta as vantagens mencionadas acima quando é feito de forma adequada. Portanto, atente aos seguintes detalhes antes de empregá-las no seu setor:

  • oriente todos os colaboradores responsáveis;
  • adote um planejamento estratégico e roteiros bem estabelecidos para os processos;
  • mantenha uma base de dados atualizada;
  • utilize canais de divulgação adequados;
  • mantenha o respeito e a comunicação com os candidatos.

Enfim, por mais que a utilização de tecnologia no processo de recrutamento e seleção possa ajudar bastante, ela não substitui a percepção dos profissionais. Por isso, é sempre bom contar com colaboradores capacitados e até uma consultoria na área para obter os melhores resultados na contratação de talentos.

Se você gostou do post sobre a tecnologia no processo de recrutamento e seleção, aproveite também para saber 4 razões para selecionar mais mulheres como líderes! Até a próxima!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.