BÔNUS DEMOGRÁFICO: O BRASIL ESTÁ VIVENDO UMA DAS MELHORES ÉPOCAS PARA SE CONTRATAR

Ao lerem o título deste artigo sei que a maioria vai pensar que estou louca! Mas, antes de explicar o motivo do porque não estou enlouquecendo, vou dizer que é um INFELICIDADE estarmos vivendo isso justamente agora. Mas posso afirmar que quem entender todo esse momento que estamos vivendo e pensar de forma estratégica, vai criar grandes OPORTUNIDADES diante desta situação.

 

O QUE É O BÔNUS DEMOGRÁFICO

 

Estamos no auge do bônus demográfico do país. Esse auge ocorre quando há um número de pessoas em idade ativa aptas a trabalhar (entre 15 e 64 anos) maior que o de pessoas “dependentes” de outras (crianças e idosos). Segunda o site da UOL, o país iniciou esse processo em 2010 e está tendo seu auge agora em 2020.

 

Veja o Gráfico da revista Exahttps://www.google.com.br/amp/s/exame.com/revista-exame/com-alto-desemprego-brasil-desperdica-bonus-demografico/amp/me que mostra o crescimento dessa população ativa fazendo uma inversão da pirâmide tradicional do crescimento:

 

 

Resultado da redução da fecundidade e da mortalidade em um país, estudiosos afirmam que esse fenômeno é singular e ocorre uma única vez na história de uma país. Por isso, se soubermos aproveitar as oportunidades que este fenômeno dá, mesmo diante do cenário atual do Brasil (pós crise iniciada em 2017 e pandemia), poderemos ter empresas e negócios saindo na frente em potencial competitivo no mercado.

 

UM PROCESSO POSITIVO DO PONTO DE VISTA DA ECONOMIA

 

                Esse fenômeno já ocorreu em outros países e atualmente, ocorre em torno de 40 países do mundo. Para àqueles que já tiveram o seu bônus demográfico e investiram nessa força de trabalho ativa, isso foi uma grande oportunidade de crescimento econômico.

                Com um excedente de pessoas a produzir, essa população mais jovem pode ser utilizada como combustível para o aumento na industrialização, além de uma ênfase maior nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (afinal, esses jovens vem de uma geração inquieta, com grandes sonhos de criarem ou descobrirem coisas inovadoras) e na inovação em tecnologias ( conhecidos como nativos digitais, esses jovens dominam tecnologia e buscam utilizá-las cada vez mais na melhoria de processos), fazendo com que o país consiga alavancar sua economia.

Além disso, outro fenômeno que ocorre é o aumento das mulheres no mercado de trabalho e também, o aumento de idosos retornando ao mercado assim, conseguimos ter equipes mais diversificadas que, conforme o artigo eu fiz anterior, geram maiores resultados e diferencial para as empresas tendo, como consequência,  o crescimento de todo o país.

                Prova disso foram os países como China, Japão, Coreia do Sul e Cingapura que aproveitaram esse fenômeno experimentando uma elevação da economia nos anos de 1960 e 19902.

 

 

O IMPACTO DO BÔNUS DEMOGRÁFICO NA GESTÃO DE PESSOAS

 

Esse bônus demográfico só é positivo se as empresas (e claro, o governo), investirem na formação e inserção desse capital humano no mercado de trabalho. Ou seja, só haverá impacto positivo na economia se conseguirmos absorver esse PIA (população em idade ativa).

 Por isso, é necessário que seja realizado programas para estimular a geração de emprego feminino e a absorção de gerações diferentes (jovens, adultos e idosos) no mercado de trabalho e isso, só será possível através de um trabalho de Gestão de Pessoas e Age Management dentro das empresas.

E esse trabalho precisa ser realizado pelos gestores e RH’s da empresas afinal aproveitar esse fenômeno no país é estar disposto à avaliar e criar as melhores estratégias para enfrentá-lo. Além disso, quem não se preocupar com esse fenômeno pode estar criando um efeito rebote que constituirá em um grande problema para a sua organização.

Fato é que com esse crescimento do PIA, em algum momento as empresas terão que lidar com uma diversidade (gerações, culturas) muito grande de profissionais trabalhando juntos e, os gestores terão que aprender a lidar com essa DIVERSIDADE DE CAPITAL HUMANO. E, se isso for má gerido, será inevitável o confronto interno entre os colaboradores.

 

4 GERAÇÕES E MUITOS BENEFÍCIOS

 

            A combinação das ideias inovadores de um jovem junto à maturidade de um Baby Boomers, quem não quer isso no seu negócio? E, é exatamente possibilidades como essas e tantas outras que a GESTÃO DE PESSOAS precisa gerenciar as oportunidades que o Bônus Demográfico pode trazer. Portanto, criar programas internos em que a empresa consiga absorver o melhor de cada geração e, ao mesmo tempo, gerenciar suas maiores dificuldades, será um grande trabalho a ser realizado.

 

OS MAIORES DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NESTE FENÔMENO

 

            O mundo está evoluindo e com ele, o RH dentro das organizações precisa de evoluir. Portanto, para que esse bônus demográfico não se torne na verdade, um ÔNUS DEMOGRÁFICO nas organizações, é necessário a criação de programas em Gestão de Pessoas sustentáveis por políticas condizentes à essa nova realidade. Para isso, será necessário que o RH realmente seja um PARCEIRO ESTRATÉGICO da organização, sendo capaz de lidar com características do capital humano diferentes dos atuais.

                Para isso, é necessário que seja criado programas de desenvolvimento para lidar com cada geração; programas para o desenvolvimento desses profissionais jovens que virão pouco preparados para as necessidades tão complexas do mercado de trabalho e programas para lidar com o envelhecimento desses profissionais dentro das empresas.

 

                É indiscutível que, se as organizações não focarem nas pessoas elas não terão resultado. Por essa dependência no desempenho humano é que se faz mais do que necessário que a Gestão de Pessoas olhe mais profundamente para o fenômeno do Bônus Demográfico uma vez que ele é inevitável e, se não soubermos aproveitá-lo enquanto é tempo, perderemos uma grande oportunidade.

Por isso é chegado a hora de uma reavaliação interna, redefinição das estratégias e saber aproveitar essa grande oferta de profissionais no mercado trazendo um novo capital humano para dentro da sua organização que poderá ser o seu grande diferencial competitivo

 

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.