ASSESSMENT: A SUA IMPORTÂNCIA NAS EMPRESAS E AS MELHORES TÉCNICAS PARA FAZER ESTE PROCESSO

Termo em inglês, sua tradução para o Brasil significa AVALIAÇÃO. Porém mais do que avaliar, seu principal objetivo é o de conhecer quem você tem dentro da sua empresa ou seja, quem é o CAPITAL HUMANO que faz sua empresa ser o que é hoje.

O ASSESSMENT é um processo utilizado pelas organizações para levantar os comportamentos e competências dos profissionais, sendo uma ferramenta fundamental para a GESTÃO DE CARREIRA interna.

           

            Independentemente do tamanho e da estratégia da sua empresa, investir neste processo é fundamental para trabalhar a gestão dos seus talentos desde o processo de contratação até os processos de promoção de carreira.

 

 

           

PORQUÊ UTILIZAR ESTA TÉCNICA?

 

 

Desde o início de uma possível contratação do candidato, o Assessment se faz importante. Além de um conhecimento mais técnico que se tem do profissional, esta avaliação ajuda a entender e apontar tendências de comportamentos e, principalmente, os maiores potenciais do profissional. Dessa forma, este processo ajuda em aspectos muito importantes na Gestão de Pessoas:

 

  • Avalia quem você tem dentro da sua empresa e como pode utilizar o melhor de cada colaborador para o alcance das suas estratégias de negócio;
  • Ajuda no levantamento da NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO: uma vez que avalia quem está dentro da sua empresa, você consegue enxergar quais habilidades e competências ainda precisa levar para dentro do seu negócio;
  • Redução nos custos de contratações (afinal, você consegue compreender de forma mais efetiva o tipo de profissional que você precisa para complementar sua equipe interna);
  • Retenção de talentos através de uma GESTÃO DE CARREIRA mais eficiente: quando você conhece cada profissional da sua equipe, sabe exatamente como desenvolvê-lo e motivá-lo;
  • Maior produtividade: se eu foco no que o meu colaborador é bom, eu consigo aumentar sua performance de entregas.

 

 

Beneficiando então empresa e profissional (promove o autoconhecimento ajudando-o à entender o que ele precisa fazer para alavancar sua carreira dentro da organização), este processo é fundamental para que todos saiam ganhando.

 

 

           

QUAIS OS MELHORES MÉTODOS PARA FAZER UM ASSESSMENT

 

            Muito mais importante do que a metodologia a ser utilizada, é fundamental escolher de forma assertiva quem irá aplicá-las. Hoje as metodologias estão disponíveis à qualquer pessoa no mercado porém, conseguir compreender cada uma delas e, fazer sua conexão com todos os outros contextos avaliados do candidato, só será possível se você tiver um profissional com competência e expertise para isso.

            A escolha das melhores técnicas a serem utilizadas vai depender primeiramente, dos objetivos reais que a empresa tem com este processo e, com esse levantamento, ele pode definir quais das técnicas abaixo se tornam mais adequadas a ele:

  • TESTES COMPORTAMENTAIS: Profile; Disc; MBTI; Predictive Index (PI); Facet;
  • AVALIAÇÃO 360 GRAUS: neste instrumento o profissional recebe feedbacks sobre seu desenvolvimento na empresa dos seus pares, gestores, subordinados diretos e indiretos, clientes externos além de fazer sua autoavaliação;
  • INSIGHTS DISCOVERY: ferramenta para análise individual e de grupo. Essa avaliação é feita por um questionário online e é importante para compreender os pontos fortes e fracos do colaborador, seu estilo de comunicação e o valor que cada um tem na equipe.
  • TESTE DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: utilizado para entender como está a cultura e clima organizacional da empresa e, como o colaborador tem se sentido, percebido o ambiente e compreendido seu futuro dentro da organização;
  • AVALIAÇÃO DE TRAÇOS MOTIVACIONAIS E EM QUE GRAU ELES APARECEM;
  • TESTES QUE MEDEM DESEMPENHO PROFISSIONAL;
  • TESTES DE HABILIDADES ESPECÍFICAS: e isso vai depender de quais habilidades você deseja avaliar no candidato.

 

 

Uma ferramenta dinâmica e fundamental à quem deseja gerir uma Gestão de Pessoas com eficiência que pode melhorar e muito seus processos de RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, GESTÃO DE TALENTOS E RETENÇÃO tendo, como maior consequência, o aumento da produtividade. São diversas as ações que você pode tomar dentro da sua empresa a partir de uma ASSESSMENT bem realizado. Portanto, se ainda não utilizou esse processo dentro da sua empresa, comece agora e você não vai querer mais abrir mão dela.

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.