6 competências de uma liderança que são essenciais para o sucesso!

Com o crescimento da competição entre as empresas, o mercado passou a exigir dos líderes outras habilidades que vão além do escopo de seu trabalho. O próprio fato de hoje em dia haver uma mudança de foco da gestão para o sucesso do cliente (e não mais apenas para a venda de produtos) já tem forçado uma nova visão estratégica em relação às competências de liderança.

Assim, ao mesmo tempo em que se preocupa em apresentar melhores resultados, o líder atual também busca se especializar e se tornar uma referência para os colaboradores.

Neste post, apresentamos seis competências básicas que constituem bons líderes. Continue a leitura para saber mais!

1. Inteligência emocional

Essa é uma das competências mais buscadas atualmente em todos os profissionais, principalmente naqueles responsáveis pela liderança. Trata-se da capacidade de analisar e entender os próprios sentimentos e os dos outros e saber lidar com eles da melhor forma possível.

Um líder com essa característica é capaz de sobrepor as necessidades da empresa e da equipe às suas próprias dificuldades. Além disso, pode identificar problemas nas relações entre as outras pessoas, de forma a solucionar conflitos com mais facilidade.

2. Criatividade

A proatividade sozinha pode não ser suficiente para resolver situações. É aí que entra a criatividade, com a qual se busca soluções mesmo quando algo parece impossível de resolver.

A criatividade pode ser aquela competência que faz a diferença não só nos momentos de crise, mas que também melhora resultados e proporciona mudanças. Nesse sentido, se destacam aqueles que têm maior habilidade de percepção e conseguem aliar:

  • raciocínio;
  • conhecimento;
  • inventividade.

3. Autoconfiança

Um bom líder não só pode colocar um plano em prática, como acredita naquilo que faz. Nessa hora, é fundamental saber superar medos e inseguranças, pois isso não deve ser transmitido para o resto da equipe.

Os colaboradores precisam acreditar no líder e segui-lo. Isso não significa que seja impossível errar ou voltar atrás. Apenas acreditar que não chegou ali por acaso.

4. Motivação

Ser autoconfiante depende de motivação e vice-versa. Um líder de sucesso sempre busca motivar a si próprio e ao restante da equipe. Essa é uma das competências de liderança mais difíceis de serem alcançadas e uma das mais urgentes.

A competição no mercado de trabalho exige que as empresas — por meio de seus líderes — e os colaboradores encontrem os motivos certos para continuar em determinada organização e acreditar em um projeto.

5. Respeitabilidade

Por fim, destacamos uma das competências de liderança mais procuradas atualmente. Cada vez mais se fala em “liderar pelo exemplo” como uma das maneiras mais eficazes de coordenar equipes.

O líder precisa ser alguém respeitado, no qual os colaboradores se espelham e admiram. Isso é possível tanto ao se adotar uma conduta correta quanto na capacidade de desenvolver e transmitir as competências mencionadas anteriormente, além de outras já exigidas há algum tempo, como responsabilidade e proatividade.

E você, qual dessas competências de liderança acredita ser mais importante? Independentemente da sua escolha, o fato é que cada vez mais elas se tornam fundamentais para formar líderes mais capazes, que gerem melhores resultados como um todo.

Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas de gestão de pessoas, carreiras e estrutura organizacional? Então siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook e acompanhe mais posts como este.

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.