5 vantagens de selecionar um candidato com perfil certo

Surge uma vaga na sua empresa, você contrata um novo funcionário e pouco tempo depois percebe que aquela não foi a melhor alternativa. Além do custo para a admissão e a frustração de não ter acertado na escolha, como consequência o funcionário precisará ser substituído, gerando o temido turnover.

Com um processo de recrutamento e seleção eficiente, esse ciclo que prejudica as finanças e produtividade do seu negócio poderá ser evitado. Para ajudar a compreender melhor, listamos cinco vantagens de selecionar um candidato com perfil certo.

1. Diminuição do turnover 

O custo estimado de selecionar e treinar um substituto é cerca de duas vezes o salário de um empregado. Sendo assim, uma das vantagens de selecionar o candidato com perfil certo é a diminuição essa rotatividade que além de trazer impactos financeiros também pode desestabilizar a equipe e a cultura organizacional.

2. Conformidade com a cultura da empresa

Cada empresa tem a sua própria cultura organizacional. Uma das vantagens de selecionar o candidato com perfil certo é que o profissional terá mais chance de ter valores que irão ao encontro da cultura, ambiente de trabalho e objetivos da empresa. Todos esses fatores colaboram para o aumento da eficiência dos processos internos da companhia.

3. Adaptação à organização 

Na lista de habilidades mais valorizadas pelos empregadores, a capacidade de adaptação está entre as principais. De acordo com a última pesquisa Guia Salarial Hays, quando o momento é de crise econômica ou financeira, essa é a primeira capacidade procurada por 54% das empresas. O motivo é que o contrário pode prejudicar o desempenho do profissional e, consequentemente, o resultado que ele entregará à organização. 

4. Maior motivação

Quando uma empresa contrata um funcionário com o perfil certo, as chances dele ter condições favoráveis para desenvolver as próprias habilidades e ser reconhecido são maiores. Logo, essa satisfação profissional tem tudo para ser sinônimo de motivação. 

Mas por que esse fator é importante? Em todo o mundo, apenas 13% dos funcionários que trabalham para uma empresa estão envolvidos, segundo levantamento realizado pela consultoria Gallup. O baixo número impacta no desempenho organizacional e não há lucratividade em uma empresa sem um capital humano estável.

5. Identificação ao plano de carreira

O plano de carreira traz benefícios para o profissional e para as empresas. No primeiro caso, os pontos positivos passam pelo planejamento da trajetória profissional e estabilidade, já que o colaborador terá perspectiva de crescimento. No caso das empresas, se o funcionário se identifica com o plano, isso contribui para o aperfeiçoamento e preservação de talentos, diminuição do turnover, aumento da produtividade dos funcionários e, consequentemente, melhores resultados diante de um mercado competitivo.

Aproveitar cada um dessas vantagens de selecionar um candidato com perfil certo só é possível quando a triagem dá margem a esse acerto. Para não errar na hora de gerenciar um processo seletivo, é importante ficar atento a fatores como aderência do funcionário à cultura da empresa e avaliação de competências.

Lembre, ainda, que chegar a essas conclusões depende de análises detalhadas. Para otimizar, vale utilizar filtros como o currículo, o conhecimento do cargo e a reputação do candidato.

Você gostou deste post ou se recorda de mais alguma vantagem? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.

© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.