5 dicas para se destacar no mercado de Gestão de Pessoas

Está começando a carreira no mercado de Gestão de Pessoas ou já está inserido na área? Qualquer seja a resposta, é essencial que você invista em conhecimento, treinamentos e desenvolvimento pessoal — afinal de contas, isso fará toda a diferença na hora de se sobressair em meio a outros profissionais.

E por onde começar? Para que você possa desempenhar a função de gestor com excelência, elaboramos 5 dicas para se destacar no mercado de Gestão de Pessoas. Siga a leitura e confira!

1. Trabalhe seus pontos fracos

Reconhecer os pontos fracos é a primeira ação para mudá-los e buscar soluções para corrigi-los. Por isso, faça um trabalho de análise pessoal e responda a si mesmo: quais são as suas limitações?

Se você tem dificuldade para falar em público, por exemplo, pode fazer cursos que o ajudem a se tornar uma pessoa mais desinibida. Se sente falta de mais organização pessoal, busque focar em cursos que auxiliem no desenvolvimento da qualidade. O importante é entender como essas características poderão impactar positivamente em sua carreira e aprimorá-las.

2. Invista em qualificação profissional

A experiência profissional faz toda a diferença na carreira, mas investir em qualificação é algo que deve ser feito por quem tem o desejo de se destacar no setor de gestão de pessoas, principalmente nos casos de profissionais que ainda não têm uma muita experiência no segmento. Busque sempre por novos conhecimento e renovação, uma vez que o mercado está em constante mudança.

3. Desenvolva habilidades subjetivas

Muitas vezes, escritórios são ambientes que podem ser competitivos. E, de acordo com o American Institute of Stress, estima-se que um milhão de trabalhadores faltem o trabalho todos os dias devido a razões relacionadas ao estresse. Assim, habilidades subjetivas — aquelas relacionadas à emoção, como a capacidade de análise ou o controle das emoções — contribuem para que o desempenho tanto do gestor quanto dos colaboradores seja melhor.

Levar a empatia para o local de trabalho, por exemplo, pode mesmo contribuir para a saúde dos funcionários, pois o estresse e a ansiedade associados ao emprego podem ter um impacto mental e emocional.

Além disso, ter uma inteligência emocional desenvolvida e saber gerenciar conflitos internos com maestria também são diferenciais que podem ajudá-lo a obter sucesso na carreira de gestor de recursos humanos. Para desenvolver tais habilidades, no entanto, é necessário trabalhar o autoconhecimento. Consultorias voltadas para a área podem ajudar nesse quesito.

4. Saiba dar e receber feedbacks

A comunicação empresarial é uma via de mão dupla. Assim, saber dar e receber feedbacks no trabalho é muito importante. Procure sempre responder as demandas que são levantadas, pois isso fará com que a comunicação seja mais eficaz e, ao mesmo tempo, fará com que os colaboradores o respeitem mais como gestor.

Além disso, tenha momentos específicos e pontuais para dar feedbacks aos colaboradores — afinal de contas, eles precisam saber como estão se saindo em suas atividades e quais rumos devem tomar.

5. Aprenda a lidar com novas tecnologias

Nos dias de hoje, tudo muda de modo rápido, e é preciso que você saiba lidar com as novas tecnologias que surgem. Na gestão de pessoas, isso não é diferente. Ela vem acompanhando essa revolução tecnológica e utilizar novas ferramentas para comunicação na empresa, entrevistas ou reuniões, por exemplo, pode otimizar a rotina do gestor.

Seguindo à risca as nossas dicas, ficará mais fácil para você se destacar no mercado de Gestão de Pessoas. Ficou com alguma dúvida? Gostaria de compartilhar a sua experiência conosco? Deixe um comentário no espaço abaixo! Será um prazer receber o seu contato.

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